Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 2 anos por Tufa


No mundo contemporâneo o consumismo exacerbado está se expandindo, graças ao incansáveis desejos de ostentar valores. Cada dia que passa as mídias, indiretamente, pregam uma doutrina a ser seguida, incentivando muitos a consumirem coisas caras e superficiais para que alcance o único objetivo: ser aceito pela sociedade consumista.
É comum ver em revistas, novelas e filmes dar ênfase em roupas, calçados, bolsas, relógios e objetos em geral de famosos, que na maioria dos casos citam preços e marcas. Isso reflete na sociedade, pois influenciam muitos, que mesmo sem condições, compram para que se sentir bem e aceito em um dado grupo social.
Isso faz de muitos escravos da moda, que quando não tem produtos ostensivos se sentem infelizes e inferiores. Tudo isso devido à ditadura do consumismo que prega que para uma vida feliz é necessário ter objetos caros. Porém, o que a mídia não expõe, é que enquanto muitos gastam com coisa fúteis, em algum canto do mundo tem alguém implorando por um alimento ou uma coberta.
E isso faz com que a sociedade fique cega para o mais importante e passam a focar no que acha que lhe proporcionará prazer e aceitação. A mídia esquece de compartilhar que ajudar ao próximo é mais prazeroso e isso sim é riqueza e ostentação de alma.
Dessa forma, fica claro que a riqueza material não é tudo e que devem investir uma riqueza de alma, de amor, de ajuda. Invertendo o papel de consumo fúteis, para consumo necessário, a fim de gastar menos e ter como proporcionar ajuda ao próximo. E, através dos meios de comunicação, transmitir a importância de gastar o dinheiro com o que realmente importa, não sendo necessário ser aceito, mas aceitar ao próximo com ser igual, porém com uns menos ou mais favorecidos, mas todos com mesmo objetivo: viver o que a vida propõe, sem ostentação de riqueza e com muita ostentação de simplicidade e amor ao próximo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018