Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Nos últimos anos a realidade social de muitos brasileiros mudou para melhor. Em consequência dessa ascensão econômica, o poder de consumo da sociedade aumentou. Neste sentido, percebe-se a criação de um paradoxo social: ao mesmo tempo em que a situação financeira de muitos indivíduos melhorou a exclusão social ainda continua muito evidente. Para minimizar essa situação, os excluídos tentam se enquadrar ao estilo de vida das classes mais favorecidas, muitas vezes, ostentando sem poder.
Em primeiro lugar nota-se o estigma da sociedade do espetáculo por meio das mídias. De acordo com capas de revistas comerciais de televisão e redes sociais, estampam o ideal de felicidade por meio do luxo. A exibição de joias carros e roupas de marca com símbolo da nova acessão social. O problema é que no mundo real, esse padrão de vida é quase impossível de ser atingindo , resultando em uma sociedade frustrada e em busca de satisfazer o que é imposto pela indústria do consumo .
Ademais, destaca-se a busca incansável pela imagem ideal. Seguindo a linha de pensamento do que são impostas pela mídia, no Brasil, muitas pessoas não tem dinheiro de verdade e vivem em condições precárias deixam de pagar o básico como: comida e saúde, para consumir bens de consumo supérfluos. Prova disso são os dados do instituto Akatu que apenas 5% dos consumidores podem ser classificados como conscientes.
Entende-se, portanto que a valorização do luxo na contemporaneidade é fruto da influência dos meios de comunicação perante uma sociedade cada vez mais alienada pelo o que é imposto a elas. A fim de atenuar o problema o ministério deve instituir na grade escolar o estudo de consumo e economia e a consequente formação critica dos brasileiros para distinguir o útil do fútil. É importante, também, que a mídia, sendo o principal veículo de propaganda, não faça distinção de classes ao criar um público-alvo para um determinado produto, visando, cada vez mais, a uma sociedade harmônica e igualitária.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018