Título da Redação: Ser ou ter,eis a questão.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Ana Sueli Gerlin Colatto Gerlin


Bolsas de marca, carros de luxo, roupas de grifes, esses são alguns dos objetos que atualmente compõem o ideal de felicidade da maior parte dos brasileiros. O consumismo está se apoderando da sociedade, fazendo com que o ser humano compre mesmo não sendo necessário, e um dos principais motivadores para que isso aconteça, é a vontade de se mostrar superior aos outros, ostentar. Mas será que felicidade significa realmente ter e não ser?
Nos séculos passados ser feliz compreendia em formar uma família e trabalhar para conseguir dar a esses uma vida digna. Hoje após serem feitas pesquisas, comprovou-se que para muitos, o dinheiro se tornou o principal fator para ser feliz. A maioria não pensa em formar famílias ou querem apenas que isso aconteça, após conseguirem se realizar financeiramente. Não se pode ter certeza que este pensamento está totalmente errado, pois na atual sociedade, o capitalismo induz as pessoas a terem este pensamento, voltado para o setor financeiro. O egoísmo, a inveja, o egocentrismo são alguns dos fatores que também levaram a este pensamento, que a cada ano se torna mais forte.
Essa vontade de se comprar tudo o que há de novo no mercado, acabou que por gerar a mais nova doença do século, o consumismo compulsivo, onde mesmo não se tendo dinheiro, a pessoa compra tudo que tem vontade, acabando endividada. Com as diversas possibilidades de financiamentos, parcelas, o vício desses compradores vem se agravando, mas isso não é por causa de falta de informação, pois, filmes, documentários, palestras estão sendo feitos com frequência. O problema é que esses consumidores, não acreditam sofrerem de uma doença e quando se dão conta, estão rodeados por dividas que para serem pagas, tomarão anos de trabalho árduo desses.
Com o surgimento do gênero musical funk ostentação, criado na grande metrópole paulista, os jovens aptos a este gênero, acabam criando sonhos ilusórios de que se tiverem carro importado, roupa de grife, dinheiro no bolso se tornarão os mais cobiçados e invejados. O certo é que esses cantores deveriam trazer uma mensagem, uma forma de mostrar que para se conseguir tudo isso, é necessário se dedicar, batalhar, pois do jeito que são escritas, parecem que ostentar é a coisa mais importante no mundo e que sem dinheiro, você é uma pessoa em meio a bilhões iguais a você.
Por parecerem tão felizes os possuidores de tal bem, alguns jovens principalmente de classe baixa, se sentem injustiçados com suas condições financeiras e mesmo não tendo dinheiro, procuram uma maneira de possuir a qualquer custo. Pensam que com isso, conseguirão ter mais destaque, aceitação no meio onde vivem e acabam entrando no mundo do crime, por ser uma maneira de se conseguir dinheiro mais rápido. Através dos telejornais, são noticiados casos de pessoas que sofreram algum tipo de agressão, ou até mesmo foram assassinadas por causa de tênis, celulares, carros, joias, bens materiais no geral que comparados a uma vida não são absolutamente nada.
A sociedade tem que ser mudada e isso só irá acontecer, caso as pessoas se unam e decidam parar de consumir desordenadamente, para assim, se conquistar um mundo harmonioso e melhor. Se atitudes inteligentes forem tomadas agora, as próximas gerações não irão sofrer ainda mais com o consumismo. Deve-se sempre lembrar de uma coisa muito importante, você ser alguém bondoso, amoroso, companheiro é muito mais importante do que ter bens materiais, pois se um dia esses bens se escoarem, são as amizades cultivadas durante a vida, que estenderam a mão e te ajudaram a prosseguir no fantástico mundo das descobertas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018