Título da Redação: *sem título*

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Mariana Januario


As sociedades em geral são compostas por níveis. Assim, possuir bens materiais de alto valor é forma de mostrar aos outros seu lugar na pirâmide social. Com isso, artistas tornaram-se referenciais e a mídia usa desse artifício para promover o capitalismo. Porém, esse comportamento trás consequências que devem ser discutidas.
Apesar do termo "ostentação" ser exclusivo da modernidade, o tributo da palavra não é. A história , por exemplo, nos conta sobre realizas que eram relacionados ao extremo consumismo. O Rei Luis XIV e a Rainha Maria Antonieta marcaram o reinado por esse viés. Entretanto, essa atitude é compreensível, afinal, "ostentar" é um símbolo de poder econômico. Logo, tornar isso público através de bens materiais trás prestígios sociais.
Atrelado a isso, temos na modernidade outros representantes de alto status, que são os artistas. No Brasil, por exemplo, as novelas fazem bem esse papel. Através delas promove-se roupas e acessórios de personagens, influenciando a massa ao consumo desses produtos. O que deixa clara a forte presença da mídia no mundo capitalista, ditando moda, consumo e comportamentos. Por outro lado, esse cenário afeta psicologicamente o público alvo.
A consequência são pessoas mentalmente afetadas por tentarem buscar esse modelo comportamental que é vendido. Sendo comum, portanto, indivíduos com altas dívidas e com quadros de depressão. Tornando-se necessário a aplicação de atividades que amenizem esse problema,
A educação financeira, dessa maneira, é um dos caminhos possíveis. Com a iniciação escolar e continuidade no local de trabalho, a instituição poderia prover aulas de economia. Através de palestras e atividades feitas pro profissionais da área de finanças, que ensinariam como administrar o dinheiro, resolução de dívidas e, principalmente, a prevenção delas. Essa atitude traria maior confiança aos consumidores.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018