Título da Redação: Status Social

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gabi Silva


A ostentação e o consumismo no Brasil vem sendo bastante comum entre os jovens, principalmente os de classe média ou baixa. Em um mundo, onde o que vale é o status social na maioria das vezes, muitos adolescentes acabam comprando o que pode e o que não pode, como roupas de grifes, celulares de ultima geração, acessórios caros, ou seja, tudo o que vários jovens gostaria de ter.

Devido a desigualdade social existente em todo lugar, principalmente nas grandes cidades, muitos jovens vivem em busca de um status social privilegiado, onde os que não tem condições financeiras querem se igualar aos que podem usufruir de tudo pelo dinheiro. Com isso índices de jovens no crime tem aumentado, justamente pelo fato de ser um caminho de ganhar dinheiro facilmente e assim poder consumir, gastar com artigos da moda e se sentirem bem.

Um meio que vem aumentando esse problema são as propagandas, nas quais tem o objetivo de persuadir as pessoas a quererem determinado produto fazendo com que elas acreditem que ter aquilo é ser feliz. Muitas propagandas de produtos acabam colocando ícones da musica, da moda e que sejam inspirações para os jovens a incentivarem no consumo de determinado artigo.

O que predomina hoje em dia é a concorrência entre os jovens de um querer se sobressair sobre o outro, usando roupas e sapatos da moda, eletrônicos e acessórios caros movidos pela ostentação e o desejo de consumir, se mostrando que é melhor que o outro.

O prazer de sempre querer comprar mais e ostentar pelas ruas vem sendo constante. Uma maneira de amenizar esse problema seria a proibição de propagandas televisivas com ícones que influenciam esses jovens a querer comprar, além de passar mais informações pelos meios de comunicação sobre os problemas que o consumismo desenfreado pode causar. Adotar matérias sobre ética e moral nas escolas também ajuda os alunos aprenderem desde cedo a não serem ambiciosos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018