Título da Redação: "Tenho o que sou?"

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Morgana psicofobia


O comércio foi a raiz da ascensão social no período de Roma República. Acompanhando, o consumismo nunca esteve tão presente como no século XXI. No Brasil com o desenvolvimento e inclusão digital, marcas de grifes se tornaram mais acessíveis. Na mesma proporção, jovens privados desses recursos, idealizaram uma oportunidade de aceitação social. É o ter para ser, ou então popularmente propagado como "estilo ostentação".

Paradoxalmente esses jovens, são originados da classe baixa muitas vezes morando nas periferias. Motivados culturalmente pelo estilo musical funk, com letras que abordam uma vida de luxo com colares de ouro, carros importados e bolsas caras. A mensagem é clara: possua e consuma para o poder, respeito e felicidade.

No livro "Clube da Luta" de Chuck Palahniuk acompanhamos o personagem, na sua libertação e transcendência ao consumo: "trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar coisas que não precisamos".
Contraditoriamente as vítimas do capitalismo, os jovens, que são mais maleáveis e de fácil influencia, acabam por moldar sua própria situação social - esse mesmo consumo esbanjador é o que os mantém pobres.

Diante disso, observa-se que o Brasil, ainda está engatinhando no desenvolvimento cultural, social e educacional. Por um lado temos a população que visa padronizar culturas "americanizadas" e europeias, com a compra de produtos importados. No outro, peca no desenvolvimento pessoal do individuo. Precisamos resgatar a essência humana, que antropologicamente é: viver sociedade, cuidar um do outro e não esquecer da expressão primária: o sorriso.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018