Título da Redação: Ter ou não ser, eis a questão

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por João II


Hodiernamente, a sociedade brasileira vive uma filosofia do "ter ou não ser", baseada em ser ou não aceito pelo grupo social escolhido, em vista da qualidade de seus bens. As roupas de marcas famosas distinguem quem é adequado, gerando um consumismo desequilibrado para continuar sendo privilegiado e aceito diante dos demais.
Muitas vezes, esses mesmos jovem que adquirem roupas de luxo, vivem uma realidade totalmente diferente da que tentam aparentar. Vivendo em condições básicas de conforto e higiêne, através das roupas, vêem uma alternativa para camuflar a realidade desigual. Baseando-se nos padrões de vida da classe alta, cantores de funk incentivam esta atitude do consumismo e ostentação para seu público, evidenciando que com o dinheiro e alguns bens de luxo se tem poder e respeito.
Nessa onda, donos de lojas de grife aproveitam a situação favorável para abrir mais franquias, antes abertas apenas em shoppings frequentado por poucos, agora abertas em centros populares. Ocorrendo uma maior desigualdade, em que uma pequena parcela aumenta cada vez mais seu volume monetário, enquanto a maioria gasta muito com bens semiduráveis.
Em suma, ou a mentalidade consumista muda ou em um futuro não tão distante a ostentação poderá acarretar em miséria. Cabe aos pais terem um diálogo mais aberto à respeito desse cosumo latente, mostrando outras formas de se obter uma vida melhor com muito estudo e trabalho. Fica a cargo das escolas e do governo diminuir a desigualdade social, que em atitudes como a dos jovens, demonstram a disparidade dos padrões de vida do quadro atual.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018