Título da Redação: Ter para ser

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Igor Henrique


O Brasil é um país emergente, sendo detentor de tecnologia estrangeira, com isso os produtos internacionais são comercializados a altos preços devido as diversas taxas tributárias. Entretanto, isso não impede que a população, em sua maioria juvenil, consuma tais bens, como roupas de grife e dispositivos eletrônicos, a fim de obter um status social. Um dinheiro que muitas vezes faz falta à família está sendo usado para sustentar o vício do consumismo e da ostentação.

A adolescência é uma fase da vida em que os jovens buscam a aceitação social, buscam se enquadrar em determinado grupo, para isso seguem os padrões pré determinados pela moda. Porém não são todos que possuem condições de arcar com altos valores, muitas vezes moram em comunidades pobres, onde a criminalidade é constante. Assim, devido a pressão social e financeira, vê no crime um caminho mais fácil para obter o que tanto deseja, e assim é admirado em seu meio, mas na verdade pelo que possui e não pelo o que é

Além da pressão social o consumismo gera pessoas individualistas, que esquecem de pensar no coletivo, aplicam o dinheiro em futilidades que não servem de nada, enquanto há milhares de famílias pelo Brasil afora desejando uma cesta básica para se sustentar e não morrer de fome. Para algumas destas pessoas gastar dez mil reais em roupa não é um problema, mas doar um real se quer a uma instituição de caridade é um grande desperdício.

Não se trata apenas do coletivo, o consumismo em prol da ostentação é de fato uma má aplicação de dinheiro. Se as pessoas que adotam este estilo de vida aplicassem a quantia gasta nesses bens materiais no seu prório futuro seria um investimento muito maior. Ao invés de investir milhares de reais em roupas e acessórios, poderiam economizar colocando em uma poupança, para que futuramente seja possível pagar um curso ou até mesmo um ensino superior. Assim além de ajudar a si mesmo, contribui com um bom exemplo à população.

Portanto, o consumismo e a ostentação não são benéficos à população, uma vez que vem acompanhado de graves problemas sociais. É imprescindível que todos se conscientizem sobre a questão, desta forma espera-se que a mídia, através de jornais, revistas, internet e redes televisivas, leve a mostra a todo país o grande efeito do consumismo, para que assim as pessoas possam se situar e principalmente mudar a realidade vivida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018