Título da Redação: Ter para ter Status

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Gerlan Sousa


Em tempos modernos, o bom não é consumir algo que se faz necessário, ou por que é útil; mas sim, algo que outros desejam ter. Isso cria um sentimento de inveja e rivalidade, que estimula a sociedade a fazer qualquer coisa para ter o que o outro tem.
Os meios de comunicação como televisão, outdoors, entre outros são muito relevantes para a expansão do consumismo exacerbado. Esta indústria da publicidade utiliza diversos métodos e estratégias para fazer com que o consumidor compre frequentemente; tem como objetivo criar num possível consumidor um descontentamento com aquilo que ele tem. Com isso, ele passará a consumir mais, influenciados pela mídia musical, que é o principal responsável pelo consumo ostentação desenfreado.
Todavia, o fato importante é que por trás do consumo e ostentação, está à busca de status social e econômico, além de poder preencher um vazio interior, uma busca constante de reconhecimento do outro e de si mesmo. Na sociedade atual para ser é preciso ter aquilo que é oferecido, desejado pelos meios de comunicação como algo bom e necessário a qualquer custo. O capitalismo confunde o tecido social, pois gira em torno de que não é suficiente satisfazer somente as necessidades vitais, é necessário satisfazer os desejos.
Contudo, o ser humano está cada vez mais envolvido com essa cultura do ter, criando até mesmo nas crianças esse absurdo consumismo. Dessa forma, leis e penas leves, contra a ostentação desordenada, reduziria o patamar de violência causada pela mesma. Por fim, programas do governo e outros, aplicando a boa forma de consumir, expulsará essa mal que estar se engajando na sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018