Título da Redação: Um problema chamado: consumismo

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Taynara Vieira


A sociedade humana, ao longo da história, evoluiu, realizou grandes conquistas e criou muitas tecnologias. Grandes pensadores surgiram e deixaram suas ideias e descobertas registradas para as futuras gerações. Nos dias atuais, vive-se no século XXI, o mundo presencia a era da chamada globalização. A informação percorre o planeta numa velocidade estrondosa, as inovações são dissipadas rapidamente, as multinacionais vendem seus produtos, a indústria cresce, o comércio se desenvolve, enfim, a economia e o desenvolvimento social tem se ampliado.
Todos esses acontecimentos, ao longo do tempo, geram consequências. Um deles é o consumismo. As pessoas buscam acompanhar os avanços diários, comprando lançamentos, consumindo cada vez mais. Isso gera problemas ambientais e sociais. Por exemplo: algumas vezes, as pessoas deixam de comprar o necessário para extraviarem seus salários com objetos fúteis.
No Brasil, principalmente, há um grande problema intrínseco ao consumismo: a ostentação. Que surgiu a partir de uma forte influência da mídia e dos artistas populares. Pessoas que compram objetos, lançamentos caros para mostrarem que possuem bens materiais, porém, na maioria dos casos, essas pessoas não têm dinheiro suficiente para pagar suas dívidas. O que gera um sério problema econômico.
O que fazer para reduzir o número de consumistas exagerados que ostentam? É necessário que se faça uma reforma na educação, com projetos que incentivem o consumo consciente e a sustentabilidade. Pois somente com educação pode-se transformar a sociedade para que ela não caía facilmente na influência controladora da mídia. E para que as futuras gerações cresçam de forma produtiva.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018