Título da Redação: As dificuldades do imigrantes no Brasil

Proposta: Brasil: o destino dos sonhos.

Redação enviada há mais de 3 anos por Bethânia Meireles


O Brasil vem crescendo cada vez mais em termos econômicos. Com a entrada para o grupo das economias emergentes o país tem se tornado o destino de muitos estrangeiros que buscam por melhores condições de vida. No entanto, tendo em vista a realidade das cidades e indústrias brasileiras, surge a pergunta: o Brasil oferece condições adequadas aos novos imigrantes que aqui adentram ?
Há quem ache que a mistura de povos do país é consequência da atual industrialização e demanda por vagas de trabalho. No entanto, a miscigenação brasileira e a procura pelo país por pessoas que buscam melhores condições de vida estão presentes desde sua descoberta. Seja no período colonial, em que muitos portugueses viam no Brasil a realização de seus sonhos ou durante a segunda guerra mundial em que europeus buscavam fugir da violência e da miséria de seus países, o território brasileiro se tornou o destino de muitos povos. Mas não é preciso ir tão longe. No Brasil redemocratizado a abertura econômica foi imprescindível para a ampla criação de zonas urbanas como São Paulo e a Zona Franca de Manaus, destino de inúmeros imigrantes vindo de países subdesenvolvidos como Haiti e Angola, que buscam por vagas de trabalho nas crescentes indústrias brasileiras.
Porém, o problema surge quando esses imigrantes não encontram no Brasil a vida como sonhavam. Instalações de moradia inadequadas com a falta de saneamento básico e locais trabalhistas insalubres com cargas horárias excedentes são a realidade de muitos estrangeiros que procuram o Brasil por melhores condições sociais. Como se não bastasse, a migração, não raro, ilegal e a dinâmica capitalista das empresas que visam seus lucros, acarretam na isenção de direitos trabalhistas a esses profissionais. Paralelamente a isso, está o repúdio e a discriminação da população por não verem esses trabalhadores como uma forma de melhoria da economia, mas sim, como uma ocupação de cargos destinados a brasileiros.
Fica clara, portanto, a necessidade de uma ampliação da legislação atual e um aumento da fiscalização a empresas que possuem mão-de-obra imigrante, a fim de buscar uma melhoria das instalações trabalhistas oferecidas, bem como a manutenção de direitos trabalhistas a esses imigrantes. Ademais, é preciso que o Estado crie projetos de infraestrutura urbana em locais industrializados que possuem intensa densidade demográfica. Além disso, é imprescindível que a população, de um modo geral, se conscientize acerca das melhorias que esses profissionais trazem para o país. Assim, caminha-se para a criação de um Estado desenvolvido sem abusar de seus trabalhadores.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018