Título da Redação: Brasil, país de muitos

Proposta: Brasil: o destino dos sonhos.

Redação enviada há mais de 3 anos por Edu Matheus


O Brasil sempre foi a pepita de ouro do estrangeiro. Na pequena história brasileira é fartamente encontrado documentos que ressaltam nossa beleza e principalmente transforma essas terras tupiniquins em fazedoras de riquezas e oportunidades. Os holandeses no período de 1630-1653 fizeram dessa terra fértil uma grande potência comercial, rotulando e deixando claro que esse território era o das oportunidades.
Então, largamente os estrangeiros ao decorrer do tempo conheceram os trópicos brasileiros. No sudeste, no sul, no norte e nordeste, ingleses, holandeses, portugueses, italianos e uma sortida gama de nações construíram o país Brasil.
Mas o que faz do Brasil um lugar tão atrativo? Primeiro, o Brasil não possui uma legislação forte quando o tema é imigração, fazendo ser conhecido o país das “portas abertas”. Essa deficiência é até mesmo instigada pelo governo que justifica como para um “maior desenvolvimento”.
Outro fator que influencia essa oferta de estrangeiros no país e a falta de mão de obra especializada nacional e também pela alta oferta de empregos em serviços terceirizados, ofertados esses últimos aos estrangeiros refugiados de guerra ou de vítimas de catástrofes em países pobres, como o Haiti.
Entretanto, esse contato excessivo cria atritos com a população brasileira, mas restrita em alguns estados, como São Paulo, que vê o impulso dado pelo governo para permanência desses povos vindos de situação extrema como uma ameaça às ofertas de empregos, casas, para a população nativa.
Sendo, desde sempre cobiçado, o Brasil é um lugar para se começar a sonhar, mesmo com a economia frágil e que aos poucos se recupera é necessária uma vista melhor para os imigrantes e para sua política de “portas abertas”. Antes de ser de todos, o Brasil tem que ser dos brasileiros, criando políticas mais fiscalizadoras para os estrangeiros que queiram residir aqui, assim como, atuar com ajuda de ONGs para o mapeamento das regiões com maior índice de recebimento desses viajantes e adquirir políticas que possa dar oportunidades à todos, com emprego, moradia e saúde tornando-se um país de todos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018