Título da Redação: Direito à imigração de qualidade

Proposta: Brasil: o destino dos sonhos.

Redação enviada há mais de 3 anos por Andresa Duarte


Os primeiros registros de imigrantes para o Brasil são provenientes do fim do tráfico negreiro, em 1850. Estes eram trazidos pelo próprio Estado, para contribuírem na cafeicultura. Todavia, atualmente, o que se vê no Brasil são graves problemas no estabelecimento pleno dos novos imigrantes como: a precária integração desses na sociedade e uma intensa exploração da mão-de-obra.
O Brasil desponta como uma economia promissora, isso é comprovado pela participação do país nos BRICs. Essa conjuntura atua como estimuladora na vinda de estrangeiros, que buscam um refúgio seguro e promissor. Contudo, muito desses imigrantes quando chegam ao país apresentam inúmeras dificuldades, principalmente no que se refere à questão do trabalho, às vezes, estes são submetidos a serviços desumanos, jornadas absurdas, a condições de alojamento precárias e pouca ou nenhuma garantia de estabilidade. Essa situação mostra a necessidade do Estado na participação da regulamentação e inserção desses trabalhadores na sociedade brasileira para que esses abusos cessem e para que esses forasteiros contribuam de alguma forma na economia do país.
Além da integração precária, muitos imigrantes são forçados a trabalhos análogos a escravidão. Os estrangeiros na maioria das vezes são aliciados no próprio país de origem e entram de forma ilegal pelas fronteiras brasileiras, arriscando suas vidas e quando chegam estão endividados pelos custos da viagem e são obrigados a exercer atividades escravas a base de ameaças e cobranças. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, 100 mil bolivianos estão trabalhando em condições de escravidão em São Paulo. Essa conjuntura mostra a necessidade de combater a exploração de imigrantes nas terras brasileiras com urgência.
Em suma, os imigrantes enfrentam diversos entraves que devem ser combatidos. É necessário, portanto, medidas para mudar essa conjuntura como uma integração dos mesmos por parte do Estado, por meio da criação de agências que regularizem os vistos e as carteiras de trabalho, para que esses possam participar do mercado formal brasileiro . Ademais, uma maior fiscalização na vinda de imigrantes e adoção de leis mais rígidas contra a escravização destes, que contemplem multas e detenções mais severas. Essas medidas contribuíram para integrar os estrangeiros de forma mais plena e evitar que os abusos dos mesmos sejam cometidos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018