Título da Redação: Paraíso relativo

Proposta: Brasil: o destino dos sonhos.

Redação enviada há mais de 3 anos por Mariana Goulart


Desde a antiguidade, habitantes de determinados países se mostram em conflito com os imigrantes. Povos gregos e romanos denominavam “bárbaros” aqueles que eram nascidos em terras estrangeiras, e tal caráter xenofóbico permanece presente no mundo atual. Contudo, o Brasil é um país hospitaleiro e, devido à imagem transmitida por sua cultura e crescimento econômico, foi apontado como um “destino dos sonhos” em uma pesquisa feita em 65 países. Mas, apesar de toda a receptividade brasileira, deve-se questionar se o país é, de fato, um “paraíso” para imigrantes.
Devido a uma miscigenação histórica, o povo brasileiro prova ser, muitas vezes, gentil com os estrangeiros, embora, nos últimos anos, tenha se mostrado mais preocupado com a imigração altamente qualificada. Assim como a Europa já teve, e ainda tem, uma alta taxa de chegada de imigrantes em busca de melhores condições de vida, o Brasil tem recebido dois principais grupos de estrangeiros: Aqueles que acompanham multinacionais e ocupam cargos importantes, os quais poderiam ser preenchidos por nativos e os que, apesar de apresentarem nível superior e grande capacidade intelectual, ocupam cargos mais baixos e recebem salários que não condizem com suas formações.
Ao analisar os grupos anteriormente citados, percebe-se que o primeiro conjunto de estrangeiros terá melhores condições no país, o que torna mais propícia a criação de uma excelente imagem do Brasil. Contudo, o segundo conjunto, apesar de muitas vezes demonstrar satisfação, uma vez que tem a maior parte de seus integrantes, refugiados, tende a perceber o país de forma muito diferente dos primeiros. Logo, por melhor que seja a reputação do Brasil no exterior, deve-se ter em mente que o país tem grandes defeitos e pode, muitas vezes, ser injusto e se aproveitar de imigrantes, dando, a muitos, péssimas condições de trabalho, recusadas, até mesmo por brasileiros.
Portanto, torna-se claro que, por mais receptivo que seja, o Brasil não é um paraíso para todos os estrangeiros. Apesar do seu desenvolvimento, o país tem imagens relativas, variando conforme a situação de cada imigrante. Mas é certo que essa terra tem potencial de melhorar e atingir as expectativas do mundo, se tornando um verdadeiro “destino dos sonhos”.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018