Título da Redação: Propaganda enganosa

Proposta: Brasil: o destino dos sonhos.

Redação enviada há mais de 3 anos por Thainara S


Inúmeras pessoas de países subdesenvolvidos veem o Brasil como uma potência emergente que oferece diversas oportunidades e qualidades de vida. Muitos delas migram para o país a fim de conseguirem um emprego e melhores condições para viver. Contudo, vale ressaltar que na maioria das situações, tais imigrantes acabam por se deparar com uma realidade diferente quando já se encontram em território brasileiro. A exploração de indivíduos oriundos de outra nacionalidade e também a falta de ética utilizada contra eles é extremamente decorrente em casos como esses.

Uma carga horária extensa de trabalho e um salário abaixo do normal faz parte do cotidiano do grande número de quem migra para o Brasil e possui baixo poder aquisitivo. É válido lembrar também que, majoritariamente, a moradia dessas pessoas é precária. Fatos como esse ocorrem devido à falta de recursos que o país possui para atender aos imigrantes, bem como acontece com alto índice de cidadãos brasileiros.

Também é possível se deparar com um mau tratamento para com esses imigrantes. A diferença entre o modo de se tratar um estrangeiro com boa condição social é diferente dos demais. Isso advém do preconceito que alguns carregam consigo, podendo também ser chamado de ‘’xenofobia’’. A má qualidade das estruturas educacionais do país também são uma das causas de acontecimentos como esses.

Dado o exposto, é notório que o Brasil é um destino dos sonhos para inúmeros componentes das mais diferentes populações estrangeiras. Todavia, pode-se saber que muitas interpretações feitas por eles são enganosas. É preciso que a sociedade como um todo aja para que as circunstâncias apresentadas tenham uma melhora significativa. Criar políticas de apoio aos imigrantes é totalmente viável. É necessário também que se combata a xenofobia, visto que, a mesma é crime. Projetos sociais e discussões sobre esse assuntos devem ser discutidas na escola para que o número de xenófobos se torne insignificante. Também é determinante denunciar casos em que haja tal feito como tema.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018