Título da Redação: Uma visão não tão utópica, mas momentaneamente turva

Proposta: Brasil: o destino dos sonhos.

Redação enviada há mais de 3 anos por Eduarda Paseto


Almejado por muitos, e alcançados talvez por nem tantos, o Brasil é a idealização de muitos estrangeiros. Sim, é fácil idealizar algo quando vemos apenas o bom. Mas essa visão de país idealizado está sendo embaçada e cada vez mais desmascarada (com uma ajuda da globalização, é verdade). A realidade de um país com corrupção desenfreada, educação não boa o suficiente e saúde precária, está finalmente chegando ao mundo, mas é igualmente inegável nossas qualidades.
Para um país com recursos naturais inigualáveis e uma economia mundial em relativo bom estado, deveríamos estar melhores. Nosso país está sendo assolado pela corrupção, e isso atinge não só o setor da economia em si, mas também todos os demais como a saúde, segurança e educação, onde milhares de brasileiros e imigrantes morrem anualmente ou são prejudicados de modo irreversível, no caso deste último. Com uma nação tão fragilizada, tememos o pior, e o medo da miséria, da insegurança e da incapacidade paira sobre nossas terras.
Entretanto, acendamos as luzes e sejamos justos: temos o povo mais hospitaleiro do mundo, com riquezas naturais e beleza inquestionável. Somos, hoje, a oitava economia mundial. Temos um país extremamente diverso e uma cultura louvável, onde catástrofes naturais não é um problema usual, e onde tentamos ao máximo criar nossas oportunidades e crescermos.
Por fim, apesar de sermos emergentes, não podemos afundar em nossos próprios erros, enterrando-nos em dividas e induzindo nosso país a visões desprivilegiadas aos olhos externos. Devemos buscar a erradicação da corrupção e fazer com que as diferenças regionais e sociais diminuam como foi tentado tantos anos atrás no processo de “descentralização”, para que sejamos um povo lembrado não só pelo carnaval e pelo futebol, mas também por termos boa saúde, educação, segurança, um país onde a miséria não é um ponto, onde existam oportunidades para todos – negros, brancos, nativos ou imigrantes, e que estas se façam valer. Devemos fazer com que a felicidade seja predominante, para que isso tudo não seja apenas uma utopia, mas uma realidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018