Título da Redação: Sem esforço não há vitória

Proposta: Coisas pelas quais vale a pena lutar.

Redação enviada há mais de 3 anos por Gabriel Marmitt Linassi


Todo vestibulando possui um grande sonho: ótimo salário, experiência profissional e uma boa condição financeira. Para alcançar esses objetivos é necessário, antes de tudo, grande disciplina e determinação. Afinal, o conhecimento é a peça chave para a realização de um sonho, seja ele difícil ou não. Nesse sentido, cabe perguntar: vale a pena se empenhar profundamente nos estudos, mesmo sem a certeza de que atingirá esses objetivos?
Como já dizia o ativista humanitário Martin Luther King: “É melhor tentar e falhar do que sentar em vão, vendo a vida passar e não fazer nada até o final”. É dessa forma que muitos vestibulandos passam os seus dias, semanas e meses: preparando-se a fim de alcançar os seus propósitos. Para isso, é comum que muitos deles abram mão de suas vidas sociais e dos entretenimentos a passar horas estudando as mais diversas matérias. O resultando, por fim, pode ser a aprovação ou até mesmo a reprovação, mas o importante é que, pelo menos, eles lutaram e não ficaram parados esperando os seus sonhos baterem em suas portas.
Além disso, não basta apenas empenho, é necessário também ter determinação. Muitas vezes, o indivíduo começa a se dedicar aos estudos sem ao menos ter escolhido a carreira desejada. Essa atitude, entretanto, compromete o foco do estudante, deixando-o desmotivado e sem um propósito válido para o seu esforço. Assim, é fundamental que, antes de começar uma preparação, já se tenha em mente a profissão escolhida. Dessa forma, a pessoa desenvolverá mais interesse e dedicação ao estudo a fim de garantir uma vaga em uma boa universidade.
Fica claro, portanto, que o vestibular é uma porta importante ao definir o futuro dos jovens. E os vestibulandos, como chaves dessa porta, serão os beneficiados pelas vantagens que isso o proporcionará. Nesse sentido, é importante que os familiares e amigos trabalhem juntos, colaborando através dos seus conhecimentos e experiências para o bom desempenho do aluno. Ademais, cabe à escola e aos educadores tentar informar e ajudar o jovem a superar essa meta. Assim, o sujeito estará mais preparado e energizado positivamente para demonstrar todo seu potencial e garantir uma boa nota no exame e qualificação.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018