Título da Redação: A Futura Pirâmide Etária

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Bruno Berger Quemelli


O Brasil é um país populoso, com aproximadamente 190 milhões de habitantes. Desses 190, cerca de 26 milhões são pessoas com mais de 60 anos (IBGE). Se a maior parte do povo brasileiro é adulta jovem, significa que futuramente teremos um maior número de idosos, principalmente pela cultura dos casais de terem poucos filhos. Isso traz preocupações, pois o governo tem que olhar, desde agora, as necessidades dessa faixa etária, que infelizmente não é aproveitada por muitos.
Exercer a função de ir e vir é um direito essencial para garantir a liberdade, mas o que se tem atualmente é um transporte público deprimente, aliado ao caos urbano da mobilidade. Isso mostra o desrespeito para com todos, e principalmente aos idosos, que por as vezes possuírem uma maior dificuldade motora, a locomoção nas grandes cidades fica inadequada.
Têm-se também a falta de entretenimento e lazer para os idosos. A dificuldade de se achar lugares para que eles possam se reunir e interagir com outras pessoas os tornam mais depressivos devido a solidão. A grande agitação das cidades não abre espaço para pessoas que querem curtir suas aposentadorias sem o stress que passaram quando mais jovens, e sem o devido espaço e função os mais velhos ficam tristes e ociosos.
Um dos problemas mais graves que a 3ª idade tem que enfrentar é o sistema de saúde pública brasileiro. O caos nos hospitais, a negligência médica e o descaso faz com que os idosos de baixa renda, dependentes exclusivamente do SUS, fiquem a mercê da sorte. Mesmo eles tendo preferência, muitos profissionais da saúde acham que não vale a pena gastar recursos com quem já está no fim da vida.
Por conseguinte, vê-se que em muitos aspectos há uma negligência para com os idosos no Brasil. A sociedade deve fazer seu papel cidadão de garantir os direitos dos mais velhos nas filas, transporte públicos, hospitais, bancos e em todos os lugares. Também, todos os governos locais, devem investir em centros de esportes, convivência, lazer, atividades artesanais e de ofício, para que os idosos possam realmente aproveitar a "melhor idade", pois eles contribuíram muito para o país, e agora merecem o devido retorno.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018