Título da Redação: a melhor idade ?

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por ed oliveira


A população brasileira caminha para ser composta em grande parte por habitantes idosos, gerando inúmeros desafios para conseguir oferecer qualidade de vida para eles. o fator previdenciário brasileiro não atende em sua totalidade as necessidades básicas,bem como outros fatores como falta de respeito da população mais jovem e descumprimento das leis do estatuto do idoso,agravam de maneira discrepante as dificuldades dos idosos.
O fator previdenciário não atinge de maneira eficaz as reais necessidades conduzindo assim para aposentadorias tardias e com valores que não conseguem oferecer uma qualidade de vida plausível. Recentemente com as mudanças feitas no fator previdenciário fica nítido que não se tem levado em consideração a real situação do país e nem a sua expectativa,uma vez que é crescente o numero de aposentados que continuam trabalhando de forma ilegal quando era pra estar descansando por seus salários da aposentadoria não conseguir suprir suas necessidades.
A falta de respeito por sua vez também dificulta muita a situação dos idosos no Brasil, a correria da dia-a-dia boa parte das vezes está fazendo as pessoas não levarem em consideração as dificuldades das pessoas que já não tem mais destreza devido à idade avançada. É comum ver o desrespeito em ônibus ,filas de banco e outros mais,os direitos dos idosos em sua maioria está ficando apenas no papel.
Ademais, que a escassez de informação e de meios que possam auxiliar as pessoas como envelhecer bem dificulta a chega a fase idosa, conduzindo assim problemas que poderiam ser evitados. o investimento em saúde preventiva quase não é visto meios de comunicação e nem se quer é empregado pelas secretarias de saúde,mais ainda quando há algo sobre o assunto é vago é confuso.
Portanto, é preciso ser feito um investimento mutuo para se alcançar a qualidade de vida boa na fase idosa, é necessário que a mídia seja o governo, desenvolva campanhas de orientação, de como envelhecer de maneira saudável, como também é de suma importância que haja uma reformulação do fator previdenciário para que possa atender as reais necessidades dos idosos. A sociedade também precisa conscientizar das necessidades dos idosos,visando o respeito é o senso de empatia por eles,para que o ciclo da vida seja sempre favorável é necessário empenho de todos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018