Título da Redação: A população senil e seus desafios

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por junior


A população senil brasileira cresce,constantemente, a cada ano que passa. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), o número de idosos já soma 14% do total de habitantes no brasil. Entretanto, mesmo com esse crescimento da expectativa de vida, o idoso chega a enfrentar diversos problemas, tais como: desrespeito ao seu estatuto, bem como a insuficiência de programas ligados à saúde dessa população.
O Estatuto do Idoso garante a preservação de seu bem-estar físico e mental, assegurando-lhe todas as oportunidades, além de facilitar seu convívio dentro da sociedade. Porém, é nítido que, em vários casos, ele é desrespeitado por uma parcela da população, por exemplo, nas filas especiais em bancos e em assentos preferenciais em ônibus, na qual algumas pessoas não cedem seus lugares, mesmo quando sabem que é um direito dessa terceira idade. Essa discriminação, muitas vezes, inicia-se nos próprios lares, em que filhos e parentes não veem a fragilidade deles e, em diversas ocasiões, chegam até a agredi-los.
É notável que o crescimento da expectativa de vida desse grupo, trouxe também algumas doenças crônicas, como a diabetes, além da hipertensão. Diante disso, o governo tem tomado algumas medidas para melhorar a saúde do idoso, por exemplo, a distribuição de remédios gratuitos ligados a essas enfermidades. Entretanto, existem outras doenças que precisam de um acompanhamento mais rigoroso, entre elas está o Alzheimer e a Bronquite Crônica, na qual o investimento em equipes médicas, bem como clínicas especializadas nessas patologias são insuficientes em comparação com o crescimento da população senil.
Portanto, é necessário que o respeito à terceira idade e ao seu Estatuto comece dentro de casa, com a família, através da conscientização, pois todos serão idosos no futuro. É preciso, também, que os governos municipais, estaduais e federal unam-se, para aperfeiçoar, além de fazer valer com mais intensidade os direitos dos idosos, por meio de mais campanhas publicitárias na mídia e abordar o quão é importante ao desenvolvimento do país uma sociedade para todas as idades. Ademais, é imprescindível que o Estado crie mais subsecretárias para o atendimento da terceira idade, bem como amplie as equipes formadas por médicos,por enfermeiros e por fisioterapeutas, a fim de uma melhor análise da saúde da população senil, e , com isso, o idoso poderá exercer, de fato, sua cidadania.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018