Título da Redação: A terceira idade chega, mas a vontade de trabalhar não para

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Emanuele Santos


Quem disse que o futuro do país está nas mãos dos jovens, está certo e errado ao mesmo tempo, pois com os anos passando, nascem muitas pessoas, mas também muitos cidadãos envelhecem.
Conforme os dados do IBGE, o grupo de idosos de 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças com até 14 anos já em 2030 e, em 2055, a participação de idosos na população total será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos. E com isso a garantia de aposentadoria desses idosos é de uma porcentagem expressiva, equivalendo a 66,2%, e chegando a 74,7% no caso do grupo de 65 anos ou mais.
Porém muitos desses idosos, aposentam e decidem continuar trabalhando, permanecendo em empresas cujo seu talento e experiência são valorizados e não desperdiçados. Dados mostram que 20% do quadro de funcionários já tem a idade para parar de trabalhar, e segundo o IBGE, dos 15 milhões de idosos no Brasil, 4,5 milhões estão no mercado de trabalho, e poucos pensam em sair.
E com isso o sistema previdenciário precisa estar atento ao envelhecimento da população, pois como todos nós podemos ver, a terceira idade chega, mas a vontade de trabalhar e poder contribuir com o país parece não acabar.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018