Título da Redação: A valorização da terceira idade

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Ana Lidia Oliveira


Envelhecer faz parte da vida do ser humano, ser idoso faz parte do ciclo da vida. Segundo dados do IBGE (Instituto de Geografia e Estatística) o número de idosos em alguns anos deverá superar o número de crianças e jovens na pirâmide etária. Isso se deve ao fato de que, os casais estão tendo menos filhos, e o avanço da medicina aumenta a expectativa de vida. Entretanto, o modo como os idosos são tratados no Brasil, reflete que a sociedade e o governo na maioria das vezes não valorizam a terceira idade.
Os idosos são tratados como peso morto pela sociedade, os jovens que defendem a bandeira de valorização da terceira idade, são por outro lado os que mais ignoram e desrespeitam os idosos. Quando um idoso entra em um ônibus, e não tem lugar para o mesmo, os jovens reclamam que os idosos deveriam ficar em casa, por causa da sua idade. A sociedade é assim, defendem uma causa, mas não se move pra mudar, fazem como se fosse obrigação dos outros, sendo que uma mudança começa quando temos a consciência dos nossos atos e atitudes. O mundo muda, quando cada um, faz sua parte. Ajudar um idoso a atravessar a rua, ter mais paciência, escutar quando estes contam suas histórias e respeitar suas limitações, são pequenas atitudes que ajudam a melhorar a vida dos idosos.
O Estatuto do Idoso é uma medida do governo que ajuda os idosos, porém, ainda falta muito para que estes sejam incluídos na sociedade. Algumas empresas empregam pessoas mais velhas, pelo simples fato de que estas são mais experientes, mas são poucas as empresas que tem essa atitude, o preconceito, dificulta essa grande ideia. Um exemplo de inclusão dos idosos, é o projeto dos Estados unidos e do Brasil. Este projeto consiste em idosos americanos que ensina inglês e aprendem português com os jovens brasileiros, é uma ideia interessante, pois, dão aos idosos a chance de se sentirem úteis para a sociedade, ao mesmo tempo em que conhecem pessoas de outras nacionalidades.
Portanto, fica claro, que deverão ocorrer mudanças na consciência da sociedade e do governo, em vez de velhos ou descartáveis, estes devem ser respeitados por serem sábios e experientes. E para que essa mudança ocorra, como: medidas de planejamento da previdência privada, melhorias na saúde e no bem estar, direitos fundamentais garantidos e inclusão dos mesmos para a sociedade atual, permitirá a valorização da terceira idade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018