Título da Redação: A valorização e reinserção da melhor idade no mercado de trabalho

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


O direito à aposentadoria, estabelecido na constituição de 1934, foi certamente uma grande conquista para o Brasil. Porém, com o aumento da população idosa em relação aos jovens, previsto pelo IBGE para daqui alguns anos, o sistema do INSS tende a não se sustentar, promovendo graves consequências. Nesse sentido, é necessário a adoção de medidas que atraiam e reinsiram os veteranos ao mercado. profissional.
Segundo a política de aposentadoria do Brasil, o modelo consiste em transferência de renda. Desse modo, com os beneficiários em maior número e os contribuintes em menor , não haverá possibilidade de uma distribuição equilibrada da pensão. Esse processo, implica em um impacto na economia e consequentemente, redução na qualidade de vida da população.
Esta tendencia se apoia, no fato de que existem poucas políticas de incentivo e recolocação da melhor idade ao ofício. Prova disso, são os dados obtidos pelo IBGE, pois indicam que 74,7% dos cidadãos com mais de 65 anos, atualmente, possuem principal fonte de renda na pensão do INSS. Logo, com a falta de incentivo, estão se perdendo profissionais experientes e capazes de gerar riqueza.
Diante disso, é necessário que o estado crie leis fortes para garantir o espaço dos idosos no mundo profissional, propondo percentagens de vagas obrigatórias às empresas, assim como promover projetos que incentivem o retorno dos veteranos à profissão. Também é necessário, que o setor privado dê garantias de qualidade e ergonomia, assim como postos de trabalho adequados à limitação de cada um, para que tenham saúde, bem estar e prazer ao trabalhar. E cabe aos cidadãos incentivar, valorizar e indicar esses profissionais experientes à atividade. Dessa forma, a nação terá uma economia melhor, com uma terceira idade operante, produzindo riqueza, enquanto sentirem-se capazes e aptos ao serviço.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018