Título da Redação: A verdadeira "melhor idade"

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Victor Hugo Tavares Lopes


Com a evolução da medicina, a expectativa de vida aumentou drasticamente não só no Brasil, como em grande parte do mundo. Somado a isso, a taxa de natalidade foi reduzida consideravelmente nos últimos anos. Logo, o crescimento da população idosa ocorreu principalmente, por consequência desses dois fatores. Contudo, há um questionamento sobre os possíveis problemas que essa situação possa acarretar.
Um primeiro aspecto a se tratar, está relacionado com o aumento de pessoas dependentes da previdência social. Isso porque, nos dias atuais a parcela da população na terceira idade é mais expressiva numericamente que a parte jovem. Portanto são menos pessoas contribuindo mensalmente para o INSS(Instituto Nacional de Seguro Social) e mais pessoas recebendo seu salário por meio do mesmo. Desta maneira, deve-se haver um melhor gerenciamento governamental desse sistema, para que não ocorra um problema maior num futuro não muito distante.
Ademais, deve-se considerar a necessidade de melhores cuidados com os cidadãos mais velhos. Muitas vezes sem um plano de saúde, dependem do atendimento público e não raro, passam por dificuldades causadas pela precariedade desse sistema. Tal fato ocorre, porque muitos profissionais, em muitos casos, não têm a paciência necessária para tratar dos idosos e, como já visto em alguns vídeos que rodam a internet todos os dias, muitos deles são agredidos sem piedade.
É inegável, portanto, que a parte mais experiente da população não vive o que muitos chamam de, a "melhor idade", e passam muitas vezes, pelo pior dos pesadelos. Possíveis soluções para o problema seriam um melhor sistema de previdência social, que amparasse de forma mais ampla os idosos, acrescentando um possível plano de saúde ao benefício. Aliado a isso, o aumento da fiscalização de asilos e casas que contenham idosos, para evitar que os mesmos sejam maltratados e possam ter, a tão sonhada "melhor idade".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018