Título da Redação: Adequação a Terceira Idade

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


A maioria dos países considerados desenvolvidos possuem uma porcentagem de população idosa muito alta, e que tende a aumentar. O brasil vem seguindo esse mesmo processo de envelhecimento populacional, e, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil o número de idosos superará o de crianças até 14 anos em 2030. Se tornar um "país de idosos" trará muitos desafios, aos quais a nação brasileira terá de se adequar para superá-los.
Uma das maiores dificuldades que o país deverá enfrentar nos próximos anos é remunerar adequadamente os aposentados, que vem aumentando em número paulatinamente. Remunerar adequadamente um idoso consiste em dar a ele condições de comprar seus remédios, de muitas vezes pagar médicos, devido a um precário sistema de saúde, e de manter uma boa qualidade de vida. Infelizmente, uma remuneração adequada tem sido quase um luxo em um país onde grande parte dos aposentados recebe um salário mínimo.
Além de uma boa remuneração, é nescessário disponibilizar um bom sistema de saúde pública para os idosos, o que é primordial para lhes garantir uma boa qualidade de vida. É de conhecimento geral que na terceira idade os problemas saúde se tornam mais comuns, logo, é muito importante que os postos de saúde e hospitais possuam capacidade de atender bem a crescente população de idosos. Apesar disso, o setor público de saúde brasileiro está em situação precária, e longe de atender as necessidades da população atual, quanto mais da futura.
Também é importante que o mercado de trabalho brasileiro se adeque para receber os idosos que quiserem continuar trabalhando. De acordo com o IBGE, atualmente, cerca de 4,5 milhões de idosos trabalham no Brasil. Esses trabalhadores não tem tanta energia e força quanto os mais jovens, mas são muito experientes, e as empresas devem aprender a lidar com essas caracteristicas e aproveitá-las.
Ante aos fatos mencionados, percebe-se a necessidade de adequação do Brasil ao crescente número de idosos. É importante que se criem políticas públicas que incentivem os idosos a continuarem no mercado de trabalho, para que estes ganhem uma renda extra, e que também que incentivem a população em geral a fazer exercícios e cuidar do corpo, para, assim, diminuir gastos públicos futuros e atuais com com saúde. Também é importante que se dê incentivos fiscais a empresas que contratarem idosos e que haja investimento no setor de saúde publica para melhorá-lo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018