Título da Redação: Adeus talco, olá diuréticos.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Bárbara Dalla Costa


Com o passar dos anos todo o universo passou por mudanças, desde as mais drásticas até as menos significantes. A taxa de natalidade e mortalidade não poderia ficar de fora principalmente em um país imenso como o nosso Brasil.
Dos anos 80 para cá as pirâmides de crescimento populacional tiveram drásticas mudanças como o estreitamento da base inferior. Novos métodos contraceptivos, planejamento familiar e diversos outros novos comportamentos inseridos em nossa sociedade proporcionaram essa mudança.
Hoje já não se é mais comum encontrarmos mulheres com doze, sete filhos. As famílias se restringem geralmente a dois filhos e quando têm muitos filhos são três.
Além do mais, essa não foi a única mudança, a quantidade de idosos vem crescendo cada vez mais. Com o avanço nas áreas da saúde e tecnologia podemos prolongar a vida de nossos idosos que também são habitantes do nosso magnífico país.
Infelizmente não existem só prós na nossa nova estrutura populacional, com o número de jovens diminuindo e o de idosos aumentando temos dois imensos problemas: a mão-de-obra jovem está diminuindo cada vez mais e a quantidade de aposentados aumentando, causando assim um desequilíbrio econômico.
Com base no exposto a alternativa que deve ser adotada é o aumento da contribuição individual de cada cidadão. Aumentando assim o número de anos trabalhados.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018