Título da Redação: Anti-ociosos do século XXI

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Mariana Evangelista


No Brasil, a partir da década de 70 começou a ocorrer uma mudança em sua pirâmide etária pela difusão do planejamento familiar, melhorias no sistema de saúde com a redução das taxas de mortalidade e natalidade, aumentando assim a população idosa no país. O empecilho acarretado é saber como os idosos lidam com os desafios que lhes são apresentados.
Uma das maiores dificuldades que os longevos passam é ser empregado no mercado de trabalho, que veladamente prefere contratar homens, brancos e jovens. Tal atitude exemplifica que apesar de estarmos no século XXI, temos uma mentalidade da Idade Média (XII-XV) , na qual o idoso é um indivíduo ocioso, não sinônimo de experiência.
Além da área trabalhista, locomover-se é um desafio para esse grupo populacional, já que os ônibus não apresentam estruturas necessárias para acomodá-los, já que os velhos não pagam as passagens. Outra ação comum é a de ceder lugar aos mais necessitados. Isso mostra que o nosso individualismo interfere negativamente na vida das pessoas.
Portanto, o envelhecimento da população é um fenômeno recorrente nos dias atuais, sendo fundamental a adequação da sociedade a tal condição. Assim, é preciso que o Estado invista em políticas públicas voltados ao idoso com meios de transporte equipados, objetivando uma confortável locomoção. As leis contra o preconceito no trabalho devem ser cumpridas. A população deve se conscientizar da importância do idoso como fonte de sabedoria. Chegaremos, pois, a uma sociedade igualitária e livre de idéias preconceituosas e arcaicas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018