Título da Redação: Ao rumo da expectativa.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Maria Fernanda Santos


Na contemporaneidade é perceptível o grande avanço do país, e, o crescimento de sua população e aumento da expectativa de vida são prova disso. Hoje, o Brasil agrega mais de 200 milhões de pessoas em seu território, sendo estas, em maior parte, adultos e idosos. Como já ressaltado, o avanço do Estado não emprega apenas o crescer, mas também, o progredir, e, as tecnologias estão aí para provar isso, como na saúde, em que temos uma maior possibilidade de tratamentos para doenças que antes eram vistas como fatais.

Em alguns anos, aumentará possibilidade de ter uma maior quantidade de idosos presentes no país, visto que, segundo pesquisas do IBGE, a taxa de natalidade é inferior à de mortalidade, o que resultará em certas consequências sofridas por estes cidadãos, já que terão alguns anos a mais na conta, tanto de vida quanto de prestação de serviços para com o Estado em si, em forma de maior tempo de trabalho.

Tal aumento poderá trazer frustração e descontentamento, visto que muitos desses cidadãos de idade avança aguardam por sua aposentadoria e dias de lazer e descanso. Além de problemas de contentamento, os maiores de 60 anos poderão enfrentar o descontentamento dos jovens por ocupação do mercado ativo, problemas de saúde, e, estando em uma situação a qual precisam suportar, não proporcionando o precioso lazer que tantos procuravam, como diria Nietzsche “Como fenômeno estético, a existência é sempre, para nós, suportável ainda”,

Sob esta perspectiva, poder-se-ia evidenciar uma mudança na ideologia carregada por essa população de idade mais avançada, de forma que possam ver que tal aumento nem sempre irá trazer consequências bruscas a vida e que uns anos a mais poderão ser recompensados com uma maior disponibilidade para lazer, mais direitos, melhores condições de trabalho, uma melhor atenção a sua saúde e mais respeito, vindos dos mais jovens a serem moldados para a nova realidade a qual o país passa a entrar.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018