Título da Redação: Aposentado, sim! E de carteira assinada!

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Creusa Faria


Nos últimos anos, a população brasileira pôde notar um grande avanço no número de idosos, devido ao aumento da expectativa de vida. Fato ocasionado pelo fluxo de informações, que hoje chega nas casas das pessoas, tanto na televisão, quanto na internet, que alterou de certa forma o modo de vida da sociedade, fazendo com que as pessoas fossem em busca de uma melhor qualidade de vida.
Embora seja algo bom, a diminuição do índice de mortalidade na velhice, ainda é algo a ser questionado. O Brasil evoluiu bastante nos últimos anos e em todos os setores básicos, e mesmo com essa grande evolução, ainda falta muito para que a saúde possa arcar com essa grande massa de idosos necessitando de cuidados especiais, acarretando uma dependência dessas pessoas, ao sistema particular de saúde, que embora pareçam uma boa opção, acaba sendo algo muito caro, o que acaba sendo maior que a própria renda desses idosos. O que ocasionou também, não só o aumento da expectativa de vida, como o aumento do número de cidadãos aposentados que trabalham fora para complementar sua renda mensal.
Atualmente, com o aumento da tecnologia da informação, a população consegue se manter atualizada e informada, como ocorre com anúncios de vacinas para a prevenção de doenças em idosos e/ou crianças, que pela televisão, alcançam a maior parte do seu público alvo, evitando assim, o aparecimento de doenças que certamente poderiam levar a morte, sendo mais um fator importante para o prolongamento dessa expectativa vital.
Por mais confuso que pareça, a situação não é ruim, já que o país avançou progressivamente nos últimos anos, dando notoriedade às classes que antes não tinham chance alguma de passar dos sessenta anos. Investir para que o sistema unificado de saúde seja algo realmente único, e que possa atender à demanda do povo a qualquer hora e em qualquer lugar do país, seria um grande avanço para a sociedade, podendo atender então, a classe de idosos que hoje chega a ser uma grande parte da população brasileira em geral, e que tende a aumentar ainda mais nos próximos anos conforme os cidadãos tendem a envelhecer. Dessa maneira, proporcionar uma velhice calma e segura para essas pessoas que tanto trabalham, em busca de algum dia poder finalmente descansar e ter uma renda compatível com o tempo trabalhado.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018