Título da Redação: Aposentadoria: o desafio de viver-se sendo sua única renda.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Romulo Leao


O grande problema dos cidadãos com idade superior a 65 anos é focado em dois pontos: as doenças relacionadas ao envelhecimento e os baixos valores repassados pela previdência social a eles. Tudo isso é agravado com a pouca presença do Estado na manutenção dos serviços de saúde pública em níveis de qualidade satisfatórios. Tornando esse público objeto de estudo social.
A previdência social é o núcleo governamental responsável por beneficiar e repassar valores as pessoas com idade superior a 65 anos que tenham desempenhado algum trabalho no decorrer desses anos por um determinado período. Sendo esse benefício a aposentadoria. Ela corresponde a renda total de boa parte desses indivíduos que retiraram-se do mercado de trabalho. Todavia, o seu valor é baixo se comparado aos antigos salários e, por conseguinte, mesmo aposentando-se e retirando-se em um primeiro momento do mercado de trabalho, elas retornam por conta da renda insuficiente para manter os gastos com a saúde que muitas vezes é superior ao de antes em razāo do envelhecimento. Portanto, acabam regressando apenas para manter o padrão de vida de outrora ou simplesmente para viverem com mínima dignidade.
O SUS (sistema único de saúde) é o principal centro responsável pelo tratamento de enfermidades e acompanhamento dos idosos. Como é de conhecimento geral, com a idade aumenta-se o índice de problemas e complicações relacionados a saúde. E, por essa característica, os idosos junto com os grupos de risco, portadores de HIV e crianças, por exemplo, compõem os principais utilizadores desse serviço público. Entretanto, diferente dos indivíduos dos grupos de risco, muitos apresentam apenas a aposentadoria como renda única e essa nāo atende os gastos com a sua saúde. Gastos esses desencadeados pelo SUS que nāo os contempla com serviços de saúde necessários: como cirurgias de urgência e remédios específicos. Levando-os a ingressarem novamente no mercado de trabalho.
Portanto, o quadro dos idosos no Brasil é preocupante uma vez que os mesmo contam com valores de aposentadoria que nāo atendem as suas necessidades mais básicas o que os obriga a trabalharem novamente assim os impedindo de usufruírem dos frutos do seu trabalho e da melhor idade. Por conta disso e afim de possibilitar a esse grupo um período de tranquilidade e de harmonia em suas vidas, cabe ao Estado primeiramente modificar a assistência oferecida pelo SUS através de treinamento específico ao atendimento de pessoas desse grupo e, sobretudo, diminuir a burocratização associada ao sistema. Além disso, o governo deve tentar manter o padrão de vida dos idosos através de subsídios a compra de artigos de gênero de extrema necessidade e até mesmo a produtos que nāo sejam de necessidade imediata.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018