Título da Redação: Aproximação do idoso com as novas tecnológias

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


Existe múltiplos fatores que influenciam na desenvoltura de um país. O Brasilclassificado como naçao emergente apresenta em sua história diversas modificações em diversos aspectos principalmente em aqueles relacionados ao setor de comunicação no qual houve inúmeras inovaçoes tecnológicas. Em que promoveram melhoras na estrutura etária segundo dados recentes o indice referente a expectativa de vida do brasileiro relativamente aceitavél para um país de vasto território nacional e altas taxas demográficas. Referente a tais modificações que ocasionou um aumento da terceira idade e relevante compreender os fatos que proporcionaram tal melhora e as dificuldades presentes no cotidiano de um idoso perante a tecnologia global.
De acordo com aspecto geográfico e histórico do Brasil, no século XIX o indice de idosos no país era extremamente baixo devido a falta de assistencia em termos de saúde e previdencia social além da precária expectativa de vida. Somente no século XX houve a criação de leis trabalhistas e mais adiante o surgimento do seguro de previdencia social, que melhor atendeu as dificuldades de idosos logo após se aposentarem de longos anos de trabalho.
Porém com a melhor qualidade de vida o numero de idosos no país tende aumentar ao longo dos anos, tal fato trouxe beneficíos, entretanto são diversas as dificuldades que estes sao expostos. Com as novas tecnológias que trazem com si insegurança quanto ao uso para a tercira idade, um exemplo simples deste ocorrido que e frequente no cotidiano de um idoso e no simples ato de ir ao banco em que há uma grande dificuldade no quesito de fazer qualquer transação no caixa eletronico em que estes na maioria não sabem manejar, fato que gera indignação para eles devido a falta de assistencia que deveria ser obrigatória. Entre situações que deixam os idosos trantornados nada mais incomodo do que se adaptarem ao uso de telefones, computadores , aprender a manejar um email entre outros.
Devido a isso diversos antropológos dedicam pesquisas a estas mudanças sociais e alguns afirmam que tal comportamento e normal e que tal processo e trasitório entre o velho e o novo. Porém passar dificuldades diárias por falta de acessibilidade indica um certo deslecho com esta classe etária.
Sendo assim, os idosos devem se costumizar com as novas tecnológias? resposta para tal pergunta ao certo ainda não existe mas não se deve obrigar alguma parcela se quer da sociedade a adotar um certo padrão tecnológico, entretanto caso nao adotem se submeteram a uma "exclusão " no meio social no qual geralmente não e favoravél para o equilíbrio social. Logo, e necessário discutir, elaborar ideias que visem aproximar a terceira idade tanto da tecnológia quanto da sociedade obviamente respeitando o limite destes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018