Título da Redação: Aptos, como nunca

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Marina Gregória


O envelhecimento da população brasileira é encarado como um problema para a economia do país. Assim, a sociedade não percebe que ao invés de ojerizar os idosos, poder-se-ia aproveitar a experiência deles. No entanto, é preferível rechaça-los e julgá-los como inúteis.
Países desenvolvidos e culturas perspicazes fazem o contrário a isso. Numa aldeia indígena, por exemplo, o pajé – geralmente um velhinho centenário- é sinônimo de confiança; na Índia e Finlândia, a idade dos pais e avôs garante sua autoridade máxima; os mais velhos filósofos de Roma e Grécia Antiga eram os mais indicados para transmitir conhecimento. Já aqui no Brasil, a sabedoria dos idosos é menosprezada quando empregos são negados às pessoas mais velhas. Além disso, o Estado desconsidera que vovôs e vovós possam fazer parte da População Economicamente Ativa. Isso é um verdadeiro desperdício de experiência.
E apesar de muitos idosos, mesmo recebendo a aposentadoria, quererem e estarem aptos para o mercado de trabalho, o preconceito, que relaciona velhice com ostracismo, impede a utilidade deles em empregos que necessitam de experiência. Com o aumento da expectativa de vida, os velhinhos preferem, ao invés de viajar ou ficar em casa, dar continuidade ao trabalho, no qual já possui tanta experiência. Como acontece no Canadá e Nova Zelândia: após a terceira idade, muitos anciãos de lá continuam trabalhando nas atividades que os convêm com todo apoio e respeito da sociedade.
Deve- se, portanto, seguir o exemplo de nações e culturas que reverenciam os idosos. Respeitar os direitos deles é dever da sociedade, além de permiti-los a continuar a exercer a profissão que os sustentou durante toda a vida. O governo deveria aproveitar a sabedoria deles para a economia, ao invés de lamentar os gastos com a aposentadoria ou a inversão do crescimento de jovens e velhinhos. Incentiva-los a trabalhar também seria uma boa maneira de manter a sua integridade e tirar muitos idosos da melancolia de ficar em casa. Assim, o conceito de População Economicamente Ativa incluirá a vitalidade dos mais velhos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018