Título da Redação: Brasil: o desafio do envelhecimento

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por ANTONIO FERNANDO ARAÚJO MACHADO MACHADO


A perspectiva é que até o final do ano de 2060 a população idosa brasileira seja quadruplicada. Vale ressaltar, que a sociedade não tem buscado se preparar para essa realidade. É necessário despertar para que esse processo não se torne um desafio ainda maior. Pois, o sistema previdenciário vive uma profunda crise e a qualidade de vida cada vez pior. Em virtude desses dois fatores, existe uma parcela de idosos que mesmo aposentados necessitam trabalhar, e o que deveria ser motivado por um bem estar se transforma em uma obrigação.
O país vivencia uma crise econômica. E a população com idade acima dos 60 anos precisou pagar uma parte desta conta. Historicamente, como no antigo regime, cabe a população dita como mais fraca, arcar com o prejuízo da nobreza. A preocupação é que estes ajustes foram baseados no cenário econômico atual, e não nessa perspectiva futura. Possivelmente novas mudanças surgirão. É preciso olhar mais adiante e observar que a população economicamente mais ativa será cada vez menor.
Convém lembrar ainda que em 1900, às portas do século XX, o brasileiro nascia com uma expectativa de vida de 33,6 anos. Atualmente, em pleno século XXI, o valor é de 74,9 anos. Porém, a expectativa de vida sem qualidade de vida é um prêmio vazio. Transporte público caótico – intransitável; segurança publica limitada – criminalidade em níveis elevados e o sistema público de saúde em pleno abandono – pacientes abandonados em corredores. Dados esses apresentados diariamente em telejornais. Buscar aposentadoria neste cenário e com um salario limitado não é possível. Por isso a busca por outras fontes de renda.
É possível fazer deste país um bom lugar para envelhecer. Para isso, pegar experiências já vividas por países que viveram essa realidade, como a França e Alemanha. Através de um planejamento, rever de forma minuciosa e técnica a questão previdenciária, para que exista uma viabilidade futura. Além de investir recursos em projetos e ações para melhoria nos setores básicos da sociedade que irão repercutir em uma melhor qualidade de vida. Assim, o sonho da aposentadoria se torna uma realidade e o continuar trabalhando será por uma opção de vida e contribuição para o país.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018