Título da Redação: Brasil: o país de Todos

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


Nesta nova fase da Transição Demográfica, na qual o Brasil e o mundo se encontram, é possível afirmar que está havendo o envelhecimento da população e a redução na quantidade de jovens e crianças. Segundo estatísticas do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2030, a sociedade será considerada idosa.
A Teoria Malthusiana(Thomas Malthus) afirmava que a “Explosão Demográfica” era a responsável pelo aumento da miséria e que deveria, portanto, ter controle da taxa de natalidade. Mas no século XIX, Karl Marx se contrapôs a Malthus e afirmou que a raiz do crescimento desordenado da população era a miséria e a falta de educação. A partir do período Pós- Guerra e dos anos 60, houve no Brasil a prova de que a teoria Reformista de Marx está correta. A população se encontrava na terceira Transição Demográfica, cujas características são: avanço da medicina e conhecimento de métodos anticoncepcionais, inserção da mulher no mercado de trabalho, casamentos tardios e planejamentos familiar. Foram esses os fatores que explicam e contribuíram para redução do número de crianças e jovens e o aumento de idosos.
O Brasil, nesse novo contexto populacional, precisa respeitar e dar suporte aos idosos, pois todos somos seres humano antes de “Maquinas de Trabalhar”. Pode-se afirmar que a terceira idade é a mais frágil, porquanto está em risco de contrair doenças malignas. Nesse sentido, parte da economia terá de ser destinada a investimentos medicinais, transportes públicos que dão acesso a vários locais, convênios destinados aos idosos para que possam cuidar da saúde em academias de esportes, políticas que deem mais confortos, como nas filas, estacionamentos, assentos prioritários em transportes e outros.
O crescimento da população de idosos, portanto, não só aconteceu nos países desenvolvidos, mas também no Brasil. Dessa forma, jamais haverá abandono a eles, nem políticas que os obriguem a trabalhar, muito menos frases insinuadas desta forma “Os velhos devem se apressar e morrer”, como disse o ministro do Japão, mas sim, terão mais atenção por parte do Governo e novas Leis que os beneficiem. Para que não afete a economia brasileira devido a queda da mão de obra, já que é a preocupação do momento, o Brasil terá de incentivar o crescimento da Taxa de Natalidade, tendo como proposta dois filhos por casal, assim como a Europa está propondo ao seu povo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018