Título da Redação: Buscando a inclusão social da terceira idade

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Naya


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) até 2030 espera-se que a população idosa seja maior que a população infantil. Isso se deve ao aumento da expectativa de vida, proporcionada, em boa parte, pelo avanço da medicina. No entanto, na maioria das vezes, o idoso é negligenciado pela sociedade que não atende suas necessidades e não oferece condições dignas para seu bem-estar.
Embora exista o Estatuto do Idoso para garantir seus direitos como cidadãos, a terceira idade ainda é discriminada e vista como uma parcela inútil da população. Em geral, as limitações físicas e psicológicas desses indivíduos dificultam sua atuação ativa na sociedade e eles acabam por depender da família e do Estado para suprir suas necessidades cotidianas. Dessa forma, muitas vezes, o idoso é tido como um peso, tanto para a família que não o acolhe com a devida atenção, como para o Estado que passa a sustentar essa camada que pouco produz e muito consome.
Contudo, a inclusão do idoso na sociedade torna-se uma tarefa mais difícil, visto que o modelo de vida adquirido por ele ao longo de sua trajetória não condiz com os avanços do mundo contemporâneo, principalmente, no campo tecnológico. Diante disso, a terceira idade se vê excluída da sociedade e tende a ter mais dificuldade para relacionar-se com indivíduos de outras faixas etárias. Além disso, a falta de consciência da juventude e suas atitudes desrespeitosas criam uma barreira ainda maior no relacionamento entre os diferentes, pois, principalmente, nos transportes púbicos é comum presenciar idosos viajando em pé, enquanto jovens permanecem sentados ouvindo música.
Nesse sentido, visando à inclusão dessa camada mais experiente no seio da sociedade, faz se necessário que, primeiramente, o governo incentive a contratação de idosos para a realização de serviços leves, com horários reduzidos e que não comprometam sua saúde, podendo assim tornar-los social e economicamente ativos de novo. A escola, por sua vez, deve promover reflexões sobre esse estágio da vida, por qual todos vão passar, e disseminar valores como a compreensão, a paciência e o respeito, a fim de tornar possível a boa convivência entre todas as faixas etárias no meio social.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018