Título da Redação: Cidadania e o envelhecimento populacional

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Caio Nascimento


Durante muito tempo, a população brasileira foi composta, em sua grande maioria, por jovens e adultos. Entretanto, com o avanço da medicina e o aumento da expectativa de vida do país, nota-se que grande parte da atual pirâmide etária brasileira é composta por idosos.
Ainda que o envelhecimento populacional seja fruto do desenvolvimento socio-econômico brasileiro, deve-se levar em conta que isto também pode gerar consequências. A aposentadoria do brasileiro será mais tarde, devido à redução do número de adultos causada pelo controle de natalidade na segunda metade do século XX.
Para que a população idosa tenha uma boa qualidade de vida, o governo terá que investir em recursos que atendam às necessidades dos mesmos. Deverá haver investimentos nos setores de lazer, cultura, saúde e atividades que propiciem aos mais velhos uma vida saudável e feliz.
A ação mais importante a ser feita é conscientizar a população acerca do respeito e o carinho com o qual se deve tratar a população idosa. A principal mudança tem que vir das pessoas que convivem com estes em transportes coletivos, filas de espera e outros lugares públicos nos quais os assentos preferenciais são dos idosos. Cidadania é, também, se colocar no lugar do outro e repensar as atitudes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018