Título da Redação: Compromisso de todos

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Jhonatan Lana


Há alguns anos o Brasil tem caminhado ao rumo oposto da velha e desgastada ideia de que países subdesenvolvidos possuem as mais altas taxas de natalidade do globo. Graças aos incentivos do governo e às mudanças de postura da sociedade, o crescente índice de natalidade da população brasileira se conteve satisfatoriamente e a pirâmide etária do país se equilibrou. Porém, se por um lado o problema da explosão demográfica se amenizou, por outro têm-se novos e importantes desafios: como garantir um envelhecimento saudável e digno à crescente chamada "terceira idade"?
Favorecida pelo aumento da expectativa de vida e pela melhora no quadro social do país, a população tem vivido por mais tempo. Em contrapartida, as políticas públicas voltadas á esse grupo não têm satisfeito às suas necessidades mínimas como uma previdência social adequada e um plano de saúde básico, pois os arrochos no fator previdenciário e o deficiente sistema de saúde público contribuem somente para o agravamento da situação do idoso.
Outro fato negativo diz respeito à falta de acessibilidade dos espaços públicos, tanto para deficientes físicos quanto para idosos. Está claro que a estrutura urbana brasileira é falha em garantir o acesso facilitado às vias públicas e dependências aos grupos que exigem uma atenção maior. Em suma, a ausência de estruturas de segurança simples como calçadas e sinaleiras adaptadas põe em risco a vida das pessoas que dependem desse tipo de serviço.
A crescente população idosa cria novos desafios às autoridades públicas e à sociedade de maneira geral. Se faz necessário a criação de políticas que visem a proteção e garantia dos direitos desse grupo de pessoas, como uma revisão dos benefícios previdenciários com intuito de aperfeiçoá-los, bem como o desenvolvimento de projetos de inclusão dos idosos -os que assim desejarem- ao âmbito econômico ativo da população. Logo, a valorização do idoso reflete bons resultados tanto e ele quanto à sociedade como um todo, o que resgata o compromisso ético com esse grupo que por muitos anos contribuiu para o desenvolvimento da nação.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018