Título da Redação: Crescer é arte, envelhecer faz parte!

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por Amanda Nascimento


Muito se tem comentado (inclusive em jornais da televisão e do rádio) sobre a difícil situação em que se encontra a população idosa brasileira. Os maus tratos, o mercado de trabalho, a dificuldade de se aposentar e o salário baixo recebido do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), são alguns dos desafios enfrentados pelos idosos. Diariamente, nós nos deparamos com o desrespeito aos direitos fundamentais dos idosos e o não cumprimento de leis que facilitam a vida dos nossos velhinhos. Na verdade, novos desafios estão surgindo para a população idosa. Isto é, além de sofrerem com o abandono familiar, os idosos ainda não são bem vistos na sociedade. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil vai se tornar um país de idosos em 2030, com isso, novos problemas surgiram em razão do envelhecimento da população e da qualidade de vida que os idosos recebem atualmente.
Desde 1970, a taxa de fecundidade esta em queda no país. O planejamento familiar, a utilização de métodos contraceptivos e a maior participação da mulher no mercado de trabalho, contribuem com a baixa taxa de fecundidade e com o crescimento da população idosa. Em consequência disso, vê se a necessidade da atenção do governo e da Previdência Social a esta mudança na composição da população. Uma vez que é necessário rever alguns conceitos, pois, com o aumento do número de idosos, os gastos na melhoria de vida aumentará.
Atualmente, a economia brasileira esta passando por um colapso. E devido a isso, muitos idosos, estão voltando ao mercado de trabalho. O baixo salário da aposentadoria não é o suficiente para se ter uma vida digna, com saúde física e psicológica. Sendo o Brasil, um país em busca do desenvolvimento, preocupa se inserir os jovens no mercado de trabalho. Segundo o IBGE, 4,5 milhões de idosos estão no mercado de trabalho, entretanto, ao voltarem no mercado de trabalho, automaticamente, os idosos ''tiram'' a oportunidade de ingresso do jovem que busca o seu primeiro emprego e tenta obter uma experiência profissional de qualidade. Esse é apenas um dos aspectos que poderá agravar, ainda mais, a situação dos idosos no futuro.
Embora, a situação seja preocupante, parece não haver por parte dos nossos governadores a preocupação em amenizar o futuro da população brasileira. Não há como impedir o envelhecimento, mas há a necessidade de intervir e colaborar para um dos maiores desafios.
Portanto, cabe ao governo ficar atento ao envelhecimento da população. Porém, isso é algo quase irreversível. Uma vez que o Brasil, precisa investir adequadamente, na educação. Pois, quem cuidara da economia futuramente, são os jovens que visam a primeira oportunidade de trabalho, caso contrário, haverá menos força de trabalho á disposição. Por fim, sabemos que não seremos crianças, jovens e adultos eternamente. Nascer, crescer, envelhecer e morrer, esta é a regra da vida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018