Título da Redação: De mãos dadas

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


Estados Unidos, Japão e Europa. Eis as partes do globo em que mais cresce a taxa de envelhecimento da população e, também, soluções para as consequências de tal cenário. No âmbito nacional, a população idosa apresenta altas perspectivas de aumento em um futuro não distante. Entretanto, a aposentadoria como única fonte de renda e as dificuldades na aceitação do idoso no mercado de trabalho são desafios para a plena qualidade de vida da terceira idade no Brasil.
Em primeiro plano, a população brasileira, nas últimas décadas, vivencia melhorias em alguns aspectos básicos relacionados à saúde pública, evidenciando a elevação dos índices da melhor idade no Brasil. Contudo, parcela significativa desses sujeitos não teve um planejamento financeiro durante a "vida economicamente ativa" e, consequentemente, a aposentadoria governamental torna-se um desafio na manutenção da qualidade de vida dessa classe social. Logo, urge intervenções nesse quadro pelo poder público.
Adjacente a esse contexto, a falta de credibilidade no potencial laboral do cidadão mais velho, em detrimento de sua idade, ainda é um obstáculo na plena inserção do idoso no mercado de trabalho. Com efeito, tal realidade está gradativamente se modificando no contexto nacional, como mostram pesquisas do IBGE, nas quais aproximadamente um terço dessa conjuntura está empregada. Diante disso, são essenciais ações que mitiguem os desafios do envelhecimento da teia social no Brasil.
Depreende-se, portanto, os empecilhos enfrentados pela melhor idade neste país. Dessa forma, é fundamental que o Governo Federal estabeleça parcerias com o setor privado, criando projetos de incentivo à contratação de indivíduos da terceira idade, por meio da redução de impostos às empresas contratantes, bem como a capacitação dos idosos, mediante cursos profissionalizantes nos mais diversos setores de trabalho. Outrossim, os governantes devem fomentar o planejamento da aposentadoria para os futuros idosos, por intermédio de campanhas publicitárias e educação financeira na mídia e em grupos de apoio. Sendo assim, "vamos de mãos dadas", como defendia Drummond, em busca da harmonia social.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018