Título da Redação: Desafios e oportunidades da janela demográfica brasileira

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Caroline Silva


Janela demográfica é o termo utilizado para classificar países que possuem um percentual de população economicamente ativa maior do que a soma do número de crianças e idosos. A curto prazo, esse fenômeno demográfico proporciona um crescimento acelerado da economia, pois há muita mão de obra disponível no mercado e os gastos com a previdência social não são exorbitantes. Porém, a médio e longo prazo a falta de jovens e o excesso de idosos dependentes do Estado podem levar um país a entrar em desequilíbrio econômico.
O envelhecimento da população resulta, em parte, de um processo histórico de evolução nas ciências médicas, que com o advento de remédios, exames e cirurgias, proporcionou um aumento significável na qualidade de vida do povo. Além disso, a lógica capitalista levou a maioria das mulheres a trocarem o serviço doméstico pela carreira profissional e, ainda, a estabelecerem novas metas de sucesso pessoal desvinculadas da maternidade.
O Brasil está atravessando o auge da janela demográfica, onde a prioridade deve ser o investimento pesado com educação e saúde preventiva. Assim, a massa trabalhadora adulta estará qualificada e saudável, gerando renda ao país por mais tempo. Também é de extrema importância estabelecer incentivos reais às empresas que mantêm idosos no quadro de funcionários, pois muitos chegarão em uma idade avançada sem problemas de saúde limitantes. Dessa forma, os idosos que trabalham poderão constituir uma nova camada economicamente ativa, contribuindo para o ensino dos mais jovens, em cargos respeitáveis com cargas horárias aliviadas.
Assim como muitos países Europeus, o governo já deve planejar políticas de incentivo à natalidade para manter uma configuração equilibrada na pirâmide etária do Brasil. Assegurando, ao mínimo, a segurança da gestante, creches de qualidade e assistência médica digna.
Portanto, o conjunto de soluções deve incluir a garantia de vida longa e saudável ao trabalhador, o esforço para a permanência de idosos no mercado e trabalho e a atenção especial ao incentivo à natalidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018