Título da Redação: Desafios para adequar o velho ao novo

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Thiago Melo


Desafios para adequar o velho ao novo.
A discurssão sobre o envelhecimento da população brasileira é um assunto que precisa ser avaliado com seriedade por todos, tendo em vista se tratar do futuro da nação. Desse modo, é notória a necessidade de investimentos e politicas públicas a fim de solucionar os desafios que estão por vir.
Com a expectativa de um número cada vez maior de pessoas acima de 60 anos no país, é necessário aumentar as atenções para projetos em acessibilidade, nas ruas e locais de difícil acesso com grande fluxo de idosos. Concomitantemente a isso, deve-se investir maciçamente em campanhas educacionais com o objetivo de respeitar os direitos já conquistados como, por exemplo: cadeiras reservadas em transportes públicos, filas diferenciadas nos bancos, entre outros.
Além disso, outros desafios a serem solucionados são os problemas na área da saúde, no tocante as estruturas das clinicas e hospitais, assim como na falta de comprometimento dos gestores públicos na indústria farmacêutica, que prejudicam a qualidade de vida de várias pessoas, tendo em vista milhares de aposentados designarem boa parte da renda com remédios caros que estão em constante falta ou não são fornecidos pelo sistema único de saúde (SUS) e a carência de programas de prevenção ao consumo de sal e cigarro que poderiam evitar inúmeras doenças e gastos aos cofres públicos.
Por fim, em uma sequencia lógica, com o aumento no número de idosos, o número de pessoas compondo a força de trabalho no país ira diminuir, esse fato deve ser acompanhado por um aumento na capacidade e na produtividade da população jovem por meio da educação, objetivando melhorar a economia do país e não afetar negativamente a qualidade de vida da população.
Diante do exposto, é notório á necessidade de serem respeitadas as propostas já mencionadas em investimentos nas áreas de infraestrutura, saúde e educação, como também se faz necessário o comprometimento dos governantes em fazer valer os direitos dos idosos em prol de proporciona-los uma melhor condição de vida a quem tanto já fez pela nação.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018