Título da Redação: Desafios perante a qualidade de vida

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Evelyn Souto


Nos dias atuais as pessoas que possuem mais de 60 anos de idade representam cerca de 13% da população brasileira e com o aumento da expectativa de vida atingirão a marca de 81,29 anos até 2050 (índices de países desenvolvidos). Porém é possível concluir que o direito dos idosos está sendo respeitado?
De acordo com dados do Help Age o Brasil ocupa o 14°lugar no quesito "segurança de renda" onde 86,3% da população idosa tem acesso a aposentadoria e a estabilidade financeira. No entanto, houve uma queda de 27 posições por consequência da categoria "ambiente estimulante" que visa garantir os direitos cívicos , segurança física e o acesso ao transporte público sendo assim, é possível concluir que o idoso se sente inseguro ao sair de casa. O aumento da violência e a diminuição na qualidade nos transportes públicos nos chama a atenção para um problema social grave: A má aplicação do dinheiro público e a deficiência dos métodos de segurança.
Visivelmente o idoso é um alvo fácil sob o olhar dos criminosos causando assim um certo receio e privando-o da liberdade e do convívio social. É viável que os órgãos públicos desenvolvam métodos mais eficientes para a segurança de toda a população e que esta continue reivindicando uma melhor aplicação no uso do dinheiro público afim de melhorar a qualidade de vida não só do idoso mas de toda a população brasileira

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018