Título da Redação: Dificuldades na nova organização etária brasileira

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


Com o decorrer dos anos e a consequente modernização das tecnologias e costumes, o mundo passa por um relativo processo de envelhecimento da população. Inserção da mulher no mercado de trabalho, planejamento familiar e aumento na expectativa de vida dos indivíduos são fatores contribuintes para tal situação. Entretanto, mesmo que seja evidente que o número de idosos tende a aumentar, muitos países não têm preparado suas estruturas para se adequar a tal realidade.
O Brasil tem observado a crescente diferença entre a parcela jovem e a idosa, destacando-se a segunda. Devido a isso, a situação dos idosos requer maior atenção das autoridades governamentais brasileiras, de modo a auxiliar na melhoria de sua qualidade de vida. Porém, logo no primeiro quesito, a saúde, percebe-se que o governo não tem operado suas funções da forma correta. As pessoas da terceira idade lutam para serem atendidas nos hospitais e, quando finalmente conseguem, são tratadas com descaso ou enfrentam mais uma adversidade na busca por tratamento ou medicação gratuita.
Além disso, nota-se a imensa dificuldade que os idosos se deparam quando necessitam dar entrada na sua aposentadoria. A idade mínima estabelecida para usufruir dela é injusta, já que antes de completarem tal idade, a maioria dos indivíduos não se encontra mais em boas condições físicas e, em alguns casos, mentais, para trabalhar. Vale ressaltar ainda que os benefícios financeiros que são proporcionados por ela não são suficientes para suprir as necessidades dos idosos, o que leva muitos deles a perdurarem suas atividades trabalhistas.
Dessa forma, observa-se que o Brasil tem vivido um momento de envelhecimento dos cidadãos e precisa adequar-se a essa realidade. Assim, faz-se necessário que o governo destine maior verba ao setor de saúde para que as prefeituras possam criar postos de saúde específicos para os idosos, permitindo que tenham acesso a atendimento rápido e de qualidade. Não menos importante, que o Instituto Nacional de Seguro Social, INSS, reveja os requisitos para se aposentar e, ainda, que recalcule o valor recebido pelos aposentados.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018