Título da Redação: Direitos da população idosa.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gabriel Trevizani


A projeção da pirâmide etária brasileira aponta para um alongamento superior, ou seja, um envelhecimento da população. Por isso, autoridades competentes, já se preocupam com os direitos dos idosos. Visto que, essa parcela social por ser em sua maioria desativada economicamente, tange ao preconceito capitalista.
A educação da sociedade do Brasil, está vinculada aos preceitos da globalização e da busca pelo lucro. Por consequência, tende a excluir a parcela improdutiva. Em outras palavras, as famílias preferem deixar os idosos em asilos, a disponibilizar tempo, a fim de se dedicar atenção e cuidados aos alvos.
O resultado dessa exclusão, é evidenciado por meio de asilos superlotados, e o total desrespeito aos anciões que já dispuseram de sua juventude à sociedade. Ou ainda, a pressão capitalista que às vezes induz o idoso a permanecer no mercado de trabalho, mesmo depois de aposentado. Sendo assim, órgãos competentes em conjunto ao governo, buscam soluções para esse desafio nacional.
Em virtude dos fatos acima mencionados, infere-se que se faz necessário uma reformulação educacional, na qual se possa garantir ao menos o respeito aos idosos. É indispensável, também, a criação de projetos pautados em atividades terapêuticas, a fim de se preencher a ociosidade da população senil. Fica evidente, portanto, que é imprescindível a prática efetiva de seus direitos presentes no Estatuto do Idoso.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018