Título da Redação: Educação: motor da sociedade

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Apesar da alcunha de Pátria Educadora, o Brasil tem um longo caminho a percorrer para conseguir assegurar ao seu povo uma educação que possibilite o pleno exercício da cidadania. A causa maior disso está no fato de que muito se é discutido mas pouco é colocado em prática, o que tem como consequência direta um sistema educacional com estrutura física e humana pouco eficaz.
Dentro desse cenário, o país avançou bastante, desde a década de noventa, na questão do acesso, mas tem um grande desafio no que tange a qualidade do ensino. Nessa perspectiva ,segundo o IBOPE, no Brasil existe trinta e cinco milhões de analfabetos funcionais com expressiva parcela desse contingente dentro das universidades, apontando o surgimento de muitas instituições de baixa qualidade; Isso reflete na necessidade que a nação tem de importar, principalmente para a industria,mão de obra qualificada.Outro grade problema da educação brasileira é a evasão escolar, que tem como principal causa o trabalho infantil, uma vez que a criança abandona a escola por não conseguir conciliar o estudo com o emprego, resultando em adultos despreparados para o mercado de trabalho e consequentemente perpetuando o ciclo de pobreza.
Ademais, a área da educação não recebe a quantidade de recursos necessários e , até mesmo, tem sua importância negligenciada pelo Estado. Claro exemplo disso são os recentes cortes ,de bilhões de reais, no Ministério da Educação, prejudicando um sistema já debilitado.Nesse contexto, o professor, peça indispensável no processo de aprendizagem, é desvalorizado tanto financeiramente quanto socialmente e em função da falta de um plano de carreira, que reflete na carência de uma formação inicial e continuada, muitos docentes não habilitados para dar aula.Adotando padrões contrários aos do Brasil, a Coreia do Sul conseguiu, com investimentos maciços na educação -sobretudo- na formação e valorização dos professores, provar que o desenvolvimento educacional é motor para o desenvolvimento econômico.
Diante desse quadro preocupante, é necessário que todas as cidades desenvolvam o seu Plano Municipal de Educação de forma que esteja inserido no real contexto da comunidade. É importante, também, a valorização salarial dos profissionais da educação aliada a um aumento de cursos de capacitação e atualização dos professores. Além disso, manter as escolas abertas nos fins de semanas oferecendo diversas atividades lúdicas e esportivas a fim de integrar a família ao ambiente escolar. E é fundamental transparecer para alunos, pais e educadores a ideia traduzida pelo pensamento de Immanuel Kant: O ser humano é aquilo que a educação faz dele.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018