Título da Redação: Efeitos da Melhor Idade

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Breno Clarks


Com o passar do tempo e do avanço da medicina, a expectativa de vida dos humanos vem aumentando em todo mundo. Não seria diferente no Brasil, que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a tendência é ter mais idosos que jovens vivendo no país daqui algumas décadas. Mas será que existirá o suporte adequado e digno a essas pessoas? Muito trabalho ainda deve ser feito. Sendo assim, devemos reforçar o apoio aos idosos dentro da sociedade, tratando com respeito e ética aqueles que esperamos ser em algum momento da vida.
Como é neste período da vida, a velhice, volta a ter a necessidade de atenção especiais. A dificuldade de ter cuidados e ajudar aquela pessoa aumenta. Ainda, a falta de paciência e compreensão da família com o idoso só agrava a situação. Sendo assim, o idoso sem voz ativa e sem nenhuma forma de entreterimento ou prática esportiva, acaba desenvolvendo doenças crônicas, como a depressão. Muito porque, não há um incentivo ou apoio da família, sociedade e, principalmente, do governo, para adaptações de serviços de saúde e lazer para a terceira idade no país.
As pessoas estão vivendo mais, porém isto não quer dizer que estão vivendo melhor. Muito devido, o mercado econômico que necessita cada vez mais produção e resultado, principalmente na indústria. coloca os trabalhadores numa "corda-bamba" para sobreviverem. Com intuito de suprir mais demanda e a continuidade da produção, as empresas substituem seus funcionários mais antigos, por novos empregados. Nada mais que justo, entretanto a partir daí, o ex-funcionário, fica sustentado por uma aposentadoria muito abaixo do seu salário anterior e já com a saúde debilitada, necessitando de cuidados que ficam muito além de sua renda, volta a rotina estressante.
Portanto, fica claro que com o avanço da idade, haverá a perda de algumas características físicas e mentais, mas o idoso é um ser humano e deve ser valorizado por isso. Primeiramente, o principal cuidado e apoio, vem da família, que é o amor, carinho e atenção, que todos nós merecemos. Havendo o básico, o governo poderia criar mais oportunidades de cultura, esporte e lazer direcionado as pessoas idosas. Também, juntamente com empresas e ONGs, a absorção desse cidadão de mão de obra ainda ativa, em áreas compatíveis a sua capacidade. Trazendo vigor e qualidade de vida para alguém que ainda queremos ser.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018