Título da Redação: Em busca do equilíbrio.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 2 anos por Luiz Fernando Castro Luiz Da Silva


Os avanços na área de saúde, impulsionados pela descoberta da penicilina, no ano 1928, contribuíram para o aumento da expectativa de vida da população mundial. No Brasil, esse episódio é inerente à quantidade volumosa de idosos, realidade pela qual o país está passando e traz uma série de preocupações. Alguns acreditam que o seu acréscimo poderá criar problemas na arrecadação de impostos, situação tão preocupante quanto a negligência que muitos deles sofrem diariamente pelo Estado e pela sociedade.
A discrepância entre o montante arrecadado de tributos e o valor pago pelas aposentadorias, evidencia um rombo na previdência social. Esse fato pode ter uma das causas no aumento do número de idosos, que ao incrementarem o valor dos benefícios , acabam por dificultar a capacidade de reposição da população economicamente ativa. Essa diferença gera graves problemas orçamentários, já que para repor esse deficit, o governo tira dinheiro destinado a outras áreas, podendo causar um efeito dominó nas contas públicas.
Em contrapartida, constata-se outro fator preocupante, muitos idosos são menosprezados e deixados de lado por aqueles que deveriam garantir seu bem-estar. Diante disso, observa-se um verdadeiro descaso na saúde, se por um lado há uma escassez de médicos geriatras, por outro acumulam-se casos de erros e de maus-tratos, evidenciados pela grande demora de atendimento, e constantes problemas de diagnóstico. Sem dúvida, essa cultura de marginalização não se restringe ao governo, frequentemente, vemos pessoas que desrespeitam os assentos preferenciais e, por vezes, fingem-se em um sono tão profundo quanto sua ignorância.
O envelhecimento dos cidadãos brasileiros é uma realidade. Assim sendo, cabe ao governo atuar na reforma da previdência social, encaminhando ao congresso nacional um projeto para estabelecer uma idade mínima para a aposentadoria. Além disso, o Estado deve atuar na área da saúde, fiscalizando a qualidade do atendimento dos profissionais, mediante vistorias periódicas, além de promover a estimulação da geriatria, ampliando o valor de bolsas e o número de vagas em residências.Outro setor importante é a mídia, que, por meio de filmes, novelas e campanhas publicitárias, poderá mostrar a forma correta de como a população deve tratar os idosos.Desse modo, haverá uma reflexão em todas as partes da sociedade e a médio e longo prazo esses problemas tendem a se resolver.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018