Título da Redação: Empatia com o futuro próximo de cada um: o Brasil recepcionando a terceira idade.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Miguel Nascimento


Assim como é de se esperar de um país em desenvolvimento a previsão é de que, daqui alguns anos, a população brasileira será, em sua maioria, idosa. Ocorre que, diante dos problemas enfrentados ainda pela maioria dos brasileiros, começa-se a pensar sobre as condições que serão proporcionadas aos mesmos e se o Brasil está preparado, já que não se trata somente de questões previdenciárias. A sociedade como um todo terá de adaptar-se para a recepção dos cidadãos da terceira idade.
A atual constituição garante diversos direitos aos maiores de 65 anos (60, para mulheres), direitos esses que, na teoria, conferem-lhes o pleno bem estar social. Sabe-se, porém, que há o desrespeito constante ao idoso: seja em filas que deveriam ser preferenciais ou até mesmo nas ruas, denegrindo a sua pessoa física. Ou seja, no papel estão definitivamente fundamentadas regras de conduta que garantem seus direitos , mas não existe, na prática, o devido respeito. Evidencia-se, assim, a necessidade da divulgação à população da importância do idoso de uma forma mais explícita, bem como punições mais severas aos que desrespeitarem os seus direitos.
Além disso, é importante ressaltar o valor da acessibilidade, visto que o idoso não goza das capacidades de um indivíduo mais jovem. Os clássicos assentos preferenciais bem como filas e prioridades do gênero precisarão ser encontrados, a longo prazo, em maior quantidade. Também deverão surgir mais pessoas qualificadas em poder assisti-lo , isto é, considerando sua saúde frágil, é preciso que haja alguém capaz de cuidar e dar a condigna assistência ao tal. Dessa maneira, é possível garantir a tranquilidade do idoso e sua posição na sociedade, nunca como fardo, mas como alguém que já contribuiu para o crescimento do país e pretende desfrutar o resto de sua vida vendo isso continuar a acontecer.
Fica claro, portanto, a real necessidade de preparar todo o país nos âmbitos culturais e sociais através do governo que garantirá todo o aparato que confira bem estar e comodidade ao idoso em qualquer lugar que esse frequentar, isso a longo prazo. A curto prazo deverá fazer ,desde já, campanhas de conscientização à população no intuito de preparar a sociedade para lidar da melhor forma possível com seu próprio envelhecimento. Cabe a sociedade, já conscientizada, ter uma noção mais ampla acerca dessa questão e passar a tratar bem os idosos de hoje para que, assim, a terceira e última e idade seja meritoriamente referida como a melhor .

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018