Título da Redação: Envelhecer também faz parte do ciclo

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Luana Bassane


Nasce. Cresce. Reproduz. Morre. Esse é o ciclo da vida. Infelizmente uma etapa muito importante não é considerada nesse esquema, a de envelhecer.Aonde se encontra uma parcela da população brasileira que vem aumentando cada vez mais e que sofre com esse esquecimento. Em um país onde o capitalismo os excluem, o governo não os incluem e a sociedade os ignoram. Essa é a triste realidade dos idosos no Brasil.
Em um sistema capitalista, qualquer valoração fundamenta-se na ideia básica de produtividade, inerente ao próprio capitalismo. Nesse modelo a velhice passa a ocupar um lugar marginalizado, por não serem mais tão ágeis e produtivos para o mercado. Além dos constante avanço tecnológico no qual exige uma capaciadade de adaptação que dificulta ainda mais a inclusão das pessoas com idades mais avançadas. E logo a aposentadoria é a melhor saída, para quem possui o direito desse benefício.
No primeiro momento após se aposentar o idoso tem a sensação de descanso e dever cumprido, no segundo momento de inutilidade, desvalorização e desqualificação. Associado a queda da qualidade de vida em decorrência aos baixos valores pagos no beneficio e a péssima qualidade do sistema de saúde público.
Essa é uma realidade preocupante: o envelhecimento vem acompanhado de doenças crônicas, incapacidade cognitiva e psicológica e uma grave carência no aspecto político e social. O ser humano é simplesmente esquecido nessa etapa do ciclo da vida. E o governo não promove a inclusão dessa parte da população e a sociedade apenas fecha os olhos.
Embora tais aspectos sejam amplamente discutidos, não se encontram esgotados na sua temática e continuam merecendo destaque e atenção. Programas que visão a a inclusão social e que deem suporte ao envelhecimento saudável é de responsabilidade governamental. E por meio da divulgação do conhecimento na mídia e nas escolas poderemos educar a sociedade para compreender a importância dos mais velhos e seus conhecimentos para a sociedade. E quem sabe assim poderemos almejar não mais uma vida longa, mas uma melhor qualidade para se viver.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018