Título da Redação: Envelhecimento corporal e consciência jovem

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Matheus Adonai


O Brasil atualmente, possui muitos trabalhadores inativos. Segundo o IBGE, segundo IBGE, 4,5 milhões de idosos estão no mercado de trabalho. De um lado, o governo oferece "garantias" aos aposentados devido aos anos trabalhados, transmitindo a falsa sensação de estar sendo beneficiado. De outro, não satisfeitos com tais garantias, eles decidem prosseguir exercendo suas profissões desempenhadas ao logo da vida para aumentar o recebimento de proventos.

O trabalhador reformado, tem previsto em lei, o direito a remuneração por tempo de contribuição, por idade, por invalidez e a aposentadoria especial: quando o assegurado tenha trabalhado em condições que ameaçavam sua saúde ou integridade física. Mas, graças a burocracia e os impostos abusivos, cobrados pelo governo em cima do benefício, provoca a insatisfação na população mais vivida. Desperta-se o desejo de continuar desempenhando as funções anteriores, para aumentar o salário mensal transmitindo ao cidadão afastado, a melhora de vida.

Não se pode generalizar o caso, segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, muitos idosos decidem voltar para o mercado de trabalho não só pelo salário, mas por questões de "hobby", o desejo de transmitir o conhecimento e a experiência de toda uma vida para as futuras gerações. Foi clinicamente comprovado pela universidade de medicina de Massachusetts em agosto de 2014 que: 67% dos aposentados ao atingir a velhice têm dos mais variados tipos de depressão em diversos graus, em virtude da rotina se tornar monótona e solitária. Sabe-se também que 79,5% dos reformados que voltaram a trabalhar não apresentam nenhum tipo das patologias supracitadas.

A Idade trás consigo as experiências e o conhecimento que será bastante útil para as gerações futuras. Os problemas desencadeados pelo governo supracitadas ao decorrer da argumentação são,de fato, relevantes. É de extrema importância que o governo federal, juntamente com o congresso nacional, revisem as leis constitucionais que beneficia os trabalhadores, em virtude dos serviços prestados à população e desenvolva programas incentivadores voltado aos idosos. Através desta a aposentadoria não seria monótona e solitária.


Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018